O DIA MUNDIAL DOS PROFESSORES, celebrado a cada 5 de outubro, comemora o aniversário da aprovação da Recomendação da OIT (Organização Internacional do Trabalho) / Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) de 1966 Relativa ao Estatuto dos Professores; documento que é considerado mundialmente como o pilar que estabelece a base para o reconhecimento global da Profissão DOCENTE não apenas focando na valorização, mas, também, estabelecendo parâmetros importantes para a Profissão.
Em 2025, o tema do DIA MUNDIAL DOS PROFESSORES da Unesco (denominado, também, DIA INTERNACIONAL DO DOCENTE, Ou DIA MUNDIAL DO DOCENTE) é: "Reformulando o ensino como uma profissão colaborativa" (Em inglês: "Rethinking teaching as a collaborative profession").
Semelhante abordagem destaca a importância vital de transformar o Ensino em uma prática baseada na cooperação entre Educadores, promovendo ambientes de Aprendizagem cada vez mais inclusivos, equitativos e eficazes.
Como sigo dizendo “os Professores são Profissionais que Ensinam e Aprendem ministrando aulas para transformar o mundo”.
DIAS, C. M. C. - 2019
“No mundo do saber e do conhecimento, pobre é aquele que não tem o que ENSINAR e tolo é aquele que não tem o que APRENDER. Mas, a conjunção entre ENSINAR e APRENDER é qualidade apenas do VERDADEIRO PROFESSOR”.
DIAS, C. M. C. - 2019
“Aquele que não trabalha objetivando ser superado pelos seus Alunos não pode ser chamado de PROFESSOR”.