Fui convidado a participar do encontro “Conexões que Transformam: Embrapii & Ambientes de Inovação”, realizado em 24 de setembro de 2025, pelo Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná), por meio do Parque Tecnológico do Sistema Fiep.
Habitat Mobilidade - Sistema Fiep - 2025
O evento foi “uma oportunidade única para conhecer de perto as competências, estruturas, espaços físicos e laboratórios das Unidades Embrapii, além de estabelecer conexões estratégicas e descobrir novas possibilidades de negócio e colaboração para inovar”.
A Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) foi uma das principais envolvidas no evento em referência que teve apoio do Lactec e Senai ISI, com participação do SEBRAE, tendo por foco principal a aproximação de empresas e startups com as Unidades Embrapii para estimular a inovação.
A Embrapii é uma Organização Social qualificada pelo Governo Federal do Brasil e cuja missão é apoiar a pesquisa tecnológica e a inovação no setor industrial brasileiro.
A Embrapii atua por meio da cooperação com Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) públicas ou privadas, que são credenciadas como Unidades Embrapii. Essas Unidades recebem recursos não reembolsáveis da Embrapii para executar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) com empresas do setor industrial, tendo foco em projetos de inovação tecnológica que visam desenvolver novos produtos, processos e serviços ou aprimorar os existentes. A Embrapii é um agente facilitador e cofinanciador “responsável por conectar as necessidades de inovação da Indústria com a capacidade técnica das instituições de pesquisa”.
O ecossistema de inovação brasileiro encontrou um ponto de convergência e aceleração no evento "Conexões que Transformam: Embrapii & Ambientes de Inovação". O evento mais que um encontro foi uma ação estratégica desenhada para aproximar três pilares fundamentais: empresas, ambientes de inovação e as Unidades Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial).
“O sucesso da inovação, especialmente no Setor Industrial, reside na capacidade de transpor o conhecimento teórico para a aplicação prática e as Unidades Embrapii representam um ativo crucial no correspondente processo”, sendo o evento em referência como uma vitrine e um “matchmaking” de alto nível. “A colaboração entre o “know-how” de mercado das empresas, a agilidade dos ambientes de inovação e a capacidade técnica e de Pesquisa e Desenvolvimento das Unidades Embrapii cria seguidamente um mecanismo sinérgico potente gerando, também, um ciclo acentuado de inovação”.
O encontro em questão foi um “catalisador de parcerias estratégicas”, solidificando o entendimento que a Inovação Industrial é um processo coletivo capaz de impulsionar e capitalizar tanto novas Tecnologias quanto possibilidades de negócio que emergem da correspondente rede de colaboração.
Carlos Magno Corrêa Dias
03/10/2025