“Em 23 de outubro de 1906, lá no Campo de Bagatelle, na cidade de Paris (França), o extraordinário Alberto Santos Dumont (1873 - 1932) decolava a bordo do 14-Bis impulsionado por um motor a gasolina, sem auxílio de dispositivos externos de propulsão e sem a necessidade de uma rampa para lançamento, percorrendo 60 metros em sete segundos, a uma altura de aproximadamente 2 metros. Feito notável, incrível, fantástico, cujo grau de inovação fez transcender inúmeras possibilidades e, definitivamente, mudou os rumos do desenvolvimento da humanidade”.
DIAS, C. M. C. - 2024
Depois de projetado e testado 13 (treze) aeroplanos antes do 14-Bis a segunda versão do décimo quarto projeto (por isto, “14 de novo”, “14-Bis”) “foi a primeira aeronave com motor (mais pesada que o ar) a voar de forma autônoma, sem ajuda externa, controlada e sustentada por seus próprios meios e servindo-se unicamente das quatro forças aerodinâmicas fundamentais no voo (peso, sustentação, empuxo, arrasto)”. Apenas, incrível, fantástico, criação de quem por excelência sempre foi INOVADOR.
O aeronauta, o AVIADOR, Alberto Santos Dumont é um divisor na história da aviação mundial. “Existe uma simples história antes de Alberto Santos Dumont e outra história, bem diferente, determinante, depois do aeronauta Alberto Santos Dumont dado que o Aviador, Aeronauta, Engenheiro do Ar, aquele que abriu os céus para a humanidade, mudou o mundo completamente com a invenção do 14-Bis”.
Em 23 de outubro, celebra-se o DIA DO AVIADOR e o DIA DA FAB (Força Aérea Brasileira) em homenagem ao Patrono da FAB. O Brigadeiro do Ar Alberto Santos Dumont transcendeu os limites do solo e das águas conquistando a terceira dimensão, conquistando o ar. No dia 23 de outubro de 1906 os rumos da humanidade foram mudados definitivamente; naquele dia o “primeiro voo pela definição concreta de um avião” foi realizado com sucesso.
No artigo “Celebrando o mestre dos ares e o engenheiro da aviação prática”, publicado nos endereços https://www.fne.org.br/index.php/artigos/6903-artigo-celebrando-o-mestre-dos-ares-e-o-engenheiro-da-aviacao-pratica e https://www.seesp.org.br/site/comunicacao/noticias/item/22027-celebrando-o-mestre-dos-ares-e-o-engenheiro-da-aviacao-pratica, apresento homenagem ao incrível aeronauta inventor brasileiro, AVIADOR, MESTRE DOS ARES, Alberto Santos Dumont.
Carlos Magno Corrêa Dias
23/10/2025
-CMCD-Lmmmmmm.jpg)