24 de out. de 2025

Seguindo os gregos antigos.


“Os séculos passaram e conquanto em cada período, em cada escola literária, em cada poeta, a poesia tenha adquirido uma concepção própria, é de todo impossível à humanidade prescindir da necessidade de expor seus pensamentos através do verso. Porquanto o verso continua sendo até hoje o veículo corrente da poesia para externar os mais distintos e complexos sentimentos do homem”.

O parágrafo precedente encontra-se no prefácio de meu livro “Alçando vôo em rimas” (ISBN: 85-88925-07-9) no qual sigo a pretensão de registrar a compreensão do “fazer” em constante associação com o pensamento por intermédio do verso e da poesia.

Na Grécia Antiga, a poesia (“poíesis”, do verbo “poiein”, significando fazer) indicava “o ato que opera a passagem para o ser daquilo que antes não existia”. Pressupõe-se, então, que “a poesia serve para expor os mais distintos sentimentos humanos quando se admite que o labor humano deva estar identificado na arte poética”.

Entretanto, o valor estético e filosófico sobre a poesia e o verso são contemplados em diversos campos do conhecimento e da experiência humana, especialmente na Filosofia da Linguagem e na Estética Filosófica. De um lado desafiam os limites da linguagem racional, propondo significados que transcendem o discurso analítico e, de outro, são uma forma de experiência profunda que ressalta a expressão de verdades interiores. Na Arte e na Cultura a poesia e o verso são determinantes também; sendo notórios exemplos de via de autoconhecimento.

Pretendendo, tal como os gregos antigos, ir além do fazer e do pensar, escrevi, editei e publiquei o livro “Alçando vôo em rimas” (ISBN: 85-88925-07-9), o qual tem exemplares depositados na BN (Biblioteca Nacional) e registro na DDL (Divisão de Depósito Legal) da BN do MinC (Ministério da Cultura).

DIAS, C. M. C. - 2025

O correspondente “Depósito Legal” e registro ocorreu em 06/09/2005, com encaminhamento em 05/10/2005 pela DDL; completando, neste 2025, mais de duas décadas, mais de 20 anos.

O “Depósito Legal”, com registro oficial na DDL da BN/MinC, está disposto na Lei número 10.994/2004, de 14 de dezembro de 2004, que tem por objetivo principal assegurar o registro, a guarda, o controle, a divulgação e a preservação da produção intelectual brasileira, além de defender a língua e a cultura nacionais. Importante ressaltar que a obra em referência registrada tanto integra o acervo da BN quanto encontra-se disponibilizada para consulta pública.

O livro “Alçando vôo em rimas” (ISBN: 85-88925-07-9) é destas obras cuja motivação esteve associada à ideia de que “Todas as coisas que fazem parte, direta ou indiretamente, da vida podem tocar o poeta (ou antes, ser tocada pela poesia) que deixa sua inspiração fluir à vontade para permitir exprimir o pensamento à sua particular maneira”, conforme se lê no correspondente prefácio.

Carlos Magno Corrêa Dias
24/10/2025