21 de out. de 2025

Automação via Álgebra Booleana.


Em 2025, com normalidade, se fala sobre residências automatizadas, Cidades Inteligentes (“Smart Cities”), bem como sobre uma infinidade de dispositivos eletrônicos espalhados por todo lugar gerenciando a vida das pessoas. Mas, em 1995 era bem diferente embora naquele tempo já existissem as sementes da Revolução Digital que hoje se vive plenamente.

A massificação, a miniaturização e a conectividade, hoje corriqueiras, era campo complexo de estudos e pesquisas para poucos em 1995. As Tecnologias e as Ferramentas Tecnológicas evoluíram para o que é simples e “onipresente” em 2025.

Embora o conceito de “Automação Residencial” (Domótica) já existisse em 1995 era extremamente incipiente, caro e restrito a nichos muito específicos, sem a facilidade e a integração que se tem hoje. Não havia a vastidão de dispositivos conectados gerenciando o cotidiano das pessoas.

Mas, naquele tempo, no qual nem se falava em inovação, ações “inolvidáveis” eram frequentemente desenvolvidas principalmente nas Instituições de Ensino como no então Cefet-PR (Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná). Esforços eram realizados no sentido de se atingir “automação” criando-se sistemas que gerenciavam iluminação, climatização, segurança e entretenimento. Já se trabalhava para o “gerenciamento automático da vida”.

Em 1995 fui o proponente e coordenador do Projeto de Pesquisa sobre “Aplicação da Álgebra Booleana na Otimização de Circuitos Elétricos” o qual foi apresentado na EXPOTEC de 1995 do Cefet-PR por excelentes Estudantes das Engenharias, Alunos que tiveram comigo as disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral e Lógica Matemática.

DIAS, C. M. C. - 2025

O trabalho “Aplicação da Álgebra Booleana na Otimização de Circuitos Elétricos”, sob minha orientação, foi premiado e fez o maior sucesso na época haja vista sequer se imaginar antes aplicações da Álgebra Booleana no gerenciamento de casas.

O trabalho em referência foi baseado no meu artigo “Álgebra booleana e lógica digital: uma aplicação da lógica matemática” disponibilizado no RIUT (Repositório da UTFPR) o qual foi publicado na Revista Acadêmica da PUC-PR. O artigo encontra-se disponível no endereço https://portaldeinformacao.utfpr.edu.br/Record/riut-1-424.

Tanto o artigo quanto o trabalho exposto na EXPOTEC de 1995 constituíram contribuições no caminho futuro das “Smart Cities”. Cabe ressaltar que as EXPOTECs (Exposições de Trabalhos Técnicos do Cefet-PR) tinham por principal objetivo mostrar à Comunidade os principais trabalhos inovadores de natureza Técnico-Científico ou Científico-Tecnológico desenvolvidos pelos Estudantes e Professores da Instituição.

Naquele tempo (há mais de 30 anos) era iniciado a aplicação da Álgebra Booleana, Circuitos Lógicos, Portas Lógicas e, por fim, a própria Engenharia Lógica para a criação de “Habitats Inteligentes”.

Carlos Magno Corrêa Dias
21/10/2025