Em 2025, com normalidade, se fala sobre residências automatizadas, Cidades Inteligentes (“Smart Cities”), bem como sobre uma infinidade de dispositivos eletrônicos espalhados por todo lugar gerenciando a vida das pessoas. Mas, em 1995 era bem diferente embora naquele tempo já existissem as sementes da Revolução Digital que hoje se vive plenamente.
A massificação, a miniaturização e a conectividade, hoje corriqueiras, era campo complexo de estudos e pesquisas para poucos em 1995. As Tecnologias e as Ferramentas Tecnológicas evoluíram para o que é simples e “onipresente” em 2025.
Embora o conceito de “Automação Residencial” (Domótica) já existisse em 1995 era extremamente incipiente, caro e restrito a nichos muito específicos, sem a facilidade e a integração que se tem hoje. Não havia a vastidão de dispositivos conectados gerenciando o cotidiano das pessoas.
Mas, naquele tempo, no qual nem se falava em inovação, ações “inolvidáveis” eram frequentemente desenvolvidas principalmente nas Instituições de Ensino como no então Cefet-PR (Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná). Esforços eram realizados no sentido de se atingir “automação” criando-se sistemas que gerenciavam iluminação, climatização, segurança e entretenimento. Já se trabalhava para o “gerenciamento automático da vida”.
Em 1995 fui o proponente e coordenador do Projeto de Pesquisa sobre “Aplicação da Álgebra Booleana na Otimização de Circuitos Elétricos” o qual foi apresentado na EXPOTEC de 1995 do Cefet-PR por excelentes Estudantes das Engenharias, Alunos que tiveram comigo as disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral e Lógica Matemática.
DIAS, C. M. C. - 2025
O trabalho “Aplicação da Álgebra Booleana na Otimização de Circuitos Elétricos”, sob minha orientação, foi premiado e fez o maior sucesso na época haja vista sequer se imaginar antes aplicações da Álgebra Booleana no gerenciamento de casas.
O trabalho em referência foi baseado no meu artigo “Álgebra booleana e lógica digital: uma aplicação da lógica matemática” disponibilizado no RIUT (Repositório da UTFPR) o qual foi publicado na Revista Acadêmica da PUC-PR. O artigo encontra-se disponível no endereço https://portaldeinformacao.utfpr.edu.br/Record/riut-1-424.
Tanto o artigo quanto o trabalho exposto na EXPOTEC de 1995 constituíram contribuições no caminho futuro das “Smart Cities”. Cabe ressaltar que as EXPOTECs (Exposições de Trabalhos Técnicos do Cefet-PR) tinham por principal objetivo mostrar à Comunidade os principais trabalhos inovadores de natureza Técnico-Científico ou Científico-Tecnológico desenvolvidos pelos Estudantes e Professores da Instituição.
Naquele tempo (há mais de 30 anos) era iniciado a aplicação da Álgebra Booleana, Circuitos Lógicos, Portas Lógicas e, por fim, a própria Engenharia Lógica para a criação de “Habitats Inteligentes”.
Carlos Magno Corrêa Dias
21/10/2025
