11 de set. de 2025

Seminário Avançado em Lógica em Mestrado da PUC-PR.


Saiu lá em setembro de 1995, há mais de três décadas portanto, no Jornal VIDA UNIVERSITÁRIA da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), no número 79, na página 04, o artigo “Seminário Avançado em Lógica para Desenvolvimento do Raciocínio” (PUC-PR. Seminário Avançado em Lógica para Desenvolvimento do Raciocínio. Vida Universitária, Curitiba, n. 79, p. 4, set. 1995.).

DIAS, C. M. C. - 2025

No Seminário Avançado em “Lógica do Desenvolvimento do Raciocínio”, o qual ministrei no Curso de Mestrado em Educação da PUC-PR, no período de 27/04/1995 a 29/04/1995, apresentei os principais Métodos e Técnicas Formais de Argumentação para a Análise de Validade de Raciocínios Dedutivos e Indutivos a partir dos pressupostos analíticos da Lógica Matemática de Primeira Ordem; quando tratei, também, questões sobre Paradoxos e Antinomias, bem como sobre os procedimentos para identificar, evitar e corrigir erros de raciocínio.

No início do correspondente artigo é apresentada justificativa para que o seminário em referência fosse desenvolvido no Curso de Mestrado em Educação da PUC-PR daquela época. “Tendo em vista a necessidade de se pensar logicamente para a tomada de quaisquer decisões, quer seja nas áreas de administração e produção, quer seja nas áreas de disseminação de conhecimentos, constatamos que a maioria dos estudantes dos cursos de pós-graduação, bem como dos profissionais formados pelos cursos de graduação não possuem os meios necessários e suficientes para atuar de forma lógica, coerente e consistente na realidade que os engloba”.

Defendendo sempre que a Lógica possibilita a geração dos meios necessários e suficientes para se atuar de forma coerente, consistente e completa na realidade circundante, o Seminário Avançado em “Lógica do Desenvolvimento do Raciocínio” integrou o conjunto dos Seminários Avançados ofertados por Especialista com o objetivo principal de aprofundar o conhecimento dos Mestrandos do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) da PUC-PR em tópicos específicos, promovendo o necessário desenvolvimento de habilidades de pesquisa.

No artigo “Seminário Avançado em Lógica para Desenvolvimento do Raciocínio” foi dado atenção especial à minha posição de que entre a ciência e a lógica existe uma relação de impregnação mútua de forma que “Tal relacionamento se revela por meio de um paralelismo nas funções que desempenham e na complementaridade nos objetivos que perseguem. É necessário reconhecer a essencialidade desta impregnação e utilizá-la como fundamento para a formação do mestrando, o qual carece de sustentação lógica em suas atividades”.

O “Seminário Avançado em “Lógica do Desenvolvimento do Raciocínio”, por sua vez, fez história a qual é rememorada com júbilo ainda atualmente sendo fonte de diversos estudos e pesquisa que renderam incremento significativo nos processos do Ensino-Aprendizagem.

Carlos Magno Corrêa Dias
11/09/2025