9 de set. de 2025

Evolução da Cartografia Náutica.


A convite do Cembra (Centro de Excelência para o Mar Brasileiro) assisti, em 27/08/2025, a palestra intitulada “A próxima fronteira da Produção Cartográfica Náutica mundial: O modelo universal de dados hidrográficos S-100”, a qual marcou o aniversário de 16 anos do Cembra e teve como foco o avanço tecnológico na produção Cartográfica Náutica mundial por meio do modelo universal de dados hidrográficos S-100.

Cembra - 2025

O padrão S-100, desenvolvido pela Organização Hidrográfica Internacional (OHI) com base nas normas ISO 19100, representa avanço na modernização da Cartografia Náutica. Diferente de uma simples atualização, o S-100 estabelece uma estrutura universal voltada para a interoperabilidade e integração de dados geoespaciais, permitindo a produção, o compartilhamento e o uso eficiente de informações marítimas; impactando diretamente a segurança da navegação e a gestão de operações marítimas em ambientes cada vez mais digitais.

Historicamente, a Cartografia Náutica foi baseada em produtos estáticos, como cartas de papel e Cartas de Navegação Eletrônica (ENC) no padrão S-57. Embora tenham sido fundamentais por décadas, esses formatos apresentam limitações frente à crescente demanda por dados dinâmicos e em tempo real, como níveis do mar, correntes e condições meteorológicas.

O S-100 surge como uma solução estratégica, alinhando-se às exigências da tecnologia da informação contemporânea. Sua estrutura modular permite o desenvolvimento de produtos especializados, como o S-101 (ENC de nova geração), S-102 (modelos batimétricos) e S-111 (dados de correntes superficiais), entre outros. Com isso, o S-100 não apenas substitui os padrões anteriores, mas inaugura uma nova era na cartografia náutica, voltada para a interoperabilidade, atualização contínua e suporte à navegação inteligente.

No dia 27 de agosto, lá no ano de 2009, o Cembra foi constituído. Assim, celebrar os 16 anos do Cembra no mesmo dia de apresentação da palestra em referência foi oportunidade única de reconhecer ao vivo a trajetória do Cembra marcada por compromisso, inovação e profundo impacto no desenvolvimento sustentável da chamada Amazônia Azul (Mar do Brasil).

Cembra - 2025

Desde sua fundação, o Cembra tem se destacado como um elo estratégico entre Governo, Academia e Indústria, promovendo ações estruturantes que fortalecem a mentalidade marítima e ampliam o protagonismo do Brasil no cenário oceânico global. Ao longo do tempo, o Cembra consolidou-se como referencial técnico e institucional, fomentando pesquisas de ponta, projetos multidisciplinares e a produção de conhecimento aplicado ao Mar do Brasil.

O Cembra avança fazendo a Tríplice Hélice do Conhecimento-Inovação girar e mais do que uma instituição o Cembra (“Profundo como o Mar”) representa uma visão de futuro dado defender “um Brasil que reconhece o Mar como fonte de riqueza, soberania e inovação”.

Carlos Magno Corrêa Dias
09/09/2025