Com título “Matemática e Lógica Matemática”, na seção “LANÇAMENTOS”, foi publicado no Jornal VIDA UNIVERSITÁRIA da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), no número 119, na página 10, de setembro de 2000, artigo divulgando o meu livro “Compêndios de matemática e lógica matemática: uma abordagem extemporânea” (ISBN: 85-900661-1-8).
DIAS, C. M. C. - 2025
No artigo em referência (PUC-PR. Matemática e Lógica Matemática. Vida Universitária, Curitiba, n. 119, p. 10, set. 2000.) é observado que “Compêndios de matemática e lógica matemática: uma abordagem extemporânea”, com mais de quatrocentas páginas, trata-se de um livro “constituído de uma coleção de textos que abordam temas estritamente técnicos e de tópicos relacionados com aspectos históricos e filosóficos ligados à Matemática ou à Lógica Matemática”.
O artigo segue salientando que a obra não apresenta os “assuntos” ordenados em uma “sequência rígida de exposição ou encadeamento” como é usual, ressaltando que o livro não considera, também, preocupação com aquilo que “é próprio do tempo em que se sucede ou se faz”; fazendo-se jus à intencionada “abordagem extemporânea”.
Na época, como Professor do Departamento de Matemática e Física do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET) da PUC-PR, divulgava minha perspectiva sobre Matemática e Lógica Matemática por intermédio de textos que abordavam tanto temas técnicos quanto tópicos históricos e filosóficos ligados à Matemática e à Lógica Matemática, os quais reunia em publicações do tipo de "“Compêndios de matemática e lógica matemática: uma abordagem extemporânea”"; obra que elaborei, editei e publiquei.
“Compêndios de matemática e lógica matemática: uma abordagem extemporânea” livro escrito com a intenção de ser “atemporal”, chega em 2025 completando já mais de um quarto de século, mais de vinte e cinco anos, de existência e segue atendendo “a todos que, em certa medida, se interessam por assuntos relacionados à Matemática e à Lógica Matemática independentemente de sua formação ou área de foco específica”.
DIAS, C. M. C. - 2000
Como observei no prefácio da obra, não havia quando da elaboração do livro “a ousada pretensão de “ensinar” as correspondentes teorias”. Aquele “trabalho (em sua particular concepção) não é um livro de Matemática e de Lógica Matemática (nos moldes do padrão convencionado, no sentido usual), tem-se, ao contrário, simplesmente, a intenção de expor alguns pontos que poderão, por sua vez, motivar o leitor, a seu tempo, tanto a desenvolver algumas reflexões pertinentes, quanto a balizar seu caminho intelectual no sentido de buscar aprofundamentos que julgue necessário ao desenvolvimento de seus respectivos estudos”.
“Compêndios de matemática e lógica matemática: uma abordagem extemporânea” apontam para além de lugares comuns e de posições preconcebidas, e, conforme esperado, segue vislumbrando possibilidades de orientação.
Carlos Magno Corrêa Dias
12/09/2025