Nos dias 22 e 23 de outubro de 2024, a Dasa Educa realizou, totalmente online, o 4° Simpósio Dasa de Qualidade e Segurança, patrocinado pela fornecedora de equipamentos laboratoriais e médicos “Sarstedt” e pela “Johnson & Johnson Innovative Medicine” (a então “Jansen Pharmaceutical Companies”).
Convidado pela Dasa Educa, participei do evento no qual foram apresentados, por meio de conferências, mesas redondas e debates, diversos temas relacionados à qualidade e segurança no atendimento à saúde.
Dasa Educa - 2024
Dentre os assuntos tratados, apresentados por especialistas, destacam-se: comunicação e legislação; boas práticas assistenciais; infraestrutura de inovação e pesquisa; autonomia e papel do médico assistente; colaboração e intercâmbio; desafios e soluções na segurança do paciente; direitos dos pacientes; confiabilidade e falha diagnóstica; cuidados e prevenções sobre Fibrilação Atrial (FA) e Acidente Vascular Cerebral (AVC); infusão de medicamentos; desafios na educação médica; inovações tecnológicas na saúde.
Fui motivado a participar do evento, principalmente, devido à apresentação de questões sobre a saúde mental e, em particular, sobre questões acerca do AVC tendo em vista pesquisas que desenvolvo em Lógica e Neurociência nas quais são estudadas soluções relacionadas à Saúde Mental. A FA é uma arritmia cardíaca comum que aumenta o risco de AVC devido à formação de coágulos que podem obstruir vasos sanguíneos cerebrais. O adequado estímulo lógico do cérebro dilata os vasos sanguíneos cerebrais possibilitando ação direta nos vasos capilares que fazem a conexão entre as artérias e veias do cérebro.
A Neurociência, em associação com a Lógica (Formal) e a IA (Inteligência Artificial), permite avanços no tratamento preventivo (alternativo) de doenças mentais que podem contribuir para a diminuição da frequência de ocorrência do AVC em pessoas com FA. Os sistemas lógicos (centrados em procedimentos analíticos de decisão) demonstram serem bem úteis quando aplicados na detecção da FA.
A inovações médicas centradas nas Ciências e nas Tecnologias seguem mudando paradigmas para salvar vidas. A simbiose entre o conhecimento de distintas áreas do saber é o novo caminho para o estabelecimento de soluções inolvidáveis ou para o descobrimento de diferentes procedimentos terapêuticos no tratamento das doenças sejam elas simples ou muito complexas.
Estudos demonstram que a prevenção do AVC isquêmico pode ser induzida mediante atividades cognitivas/mentais regulares (pensadas em Neurociência/Lógica) que virão auxiliar na prevenção da formação de trombos (coágulos). Atualmente, entretanto, apenas o uso contínuo de anticoagulantes diminui a possibilidade de coagulação sanguínea evitando que os coágulos se formem gerando, em consequência o AVC.
Carlos Magno Corrêa Dias
09/11/2024
P.S.: Corrente do Entendimento. O intelecto é escravo de alguma lógica. 23/01/2013. 03/09/2019.