8 de nov. de 2024

Novos editais para avanço da Ciência.


Com sessão transmitida ao vivo pelo canal da ABC (Academia Brasileira de Ciências) e pelo canal do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), ambos no YouTube, foi realizado o lançamento de 5 (cinco) Editais do MCTI, na sede da ABC, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), no dia 16 de outubro de 2024.

Editais de Fomento à CTI - 2024

A convite da ABS, participei do evento que foi aberto à Comunidade Científica e aos membros da ABC e da SBPC (Sociedade para o Progresso da Ciência).

Aqueles editais lançados representam grande oportunidade para o avanço da Ciência no Brasil e, certamente, fortalecerão a infraestrutura de inovação e pesquisa nas regiões focadas (Norte, Nordeste e Centro-Oeste).

Os correspondentes recursos dos editais lançados serão distribuídos para:
(a) Chamada Universal 2024: abrange diversas áreas de pesquisa para estimular a inovação;
(b) Aumento do número de Bolsas de Produtividade: para apoiar pesquisadores e incentivar a produção científica;
(c) Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs): focado em fortalecer a pesquisa científica e tecnológica no Brasil;
(d) Pró-infra Desenvolvimento Regional: direcionado para o desenvolvimento de infraestrutura nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste;
(e) Edital da Finep voltado para Parques Tecnológicos: voltados para o desenvolvimento de parques tecnológicos e a promoção de inovação regional.

Ficou observado que os respectivos investimentos estabelecem oportunidades reais para que pesquisadores busquem fortalecer a inovação, formar redes de colaboração e enfrentar desafios estratégicos.

O MCTI renovou, uma vez mais, o reconhecimento que a ABC e a SBPC têm sido grandes parceiras no esforço conjunto de formar um novo capítulo no incentivo à ciência e à inovação no Brasil trabalhando para a promoção da produção de conhecimento e inovação com impacto presente em diversas e distintas áreas.

Carlos Magno Corrêa Dias
08/11/2024

P.S.: Proteção sempre orientadora. Somos, geralmente, impedidos de avançar pela servil incompetência. Normalmente, somos agredidos pela brutalidade da ignorância. A estupidez instituída nos conduz ao eterno martírio da repetição. Mas, diante do caos produzido pelos marginais ao conhecimento nos refugiamos abaixo da redoma protetora do estudo e da razão que apenas nos pode orientar. 03/01/2019.

DIAS, C. M. C. - 2019