9 de nov. de 2024

Cuidados paliativos na Indústria do Paraná.


Fui convidado pelo Sesi-PR (Serviço Social da Indústria do Paraná) e pelo Conselho de Responsabilidade Social do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná) para participar do Webinário intitulado “Cuidados Paliativos e a Indústria: Desafios e Oportunidades no Ambiente de Trabalho”, o qual foi realizado em 23 de outubro de 2024.

Sistema Fiep - Cifal Curitiba - Unitar - Hospital do Câncer de Londrina - 2024

O Conselho de Responsabilidade Social do Sistema Fiep, o então CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial), criado em 2004, tem a missão de articular competências de Responsabilidade Socioambiental Corporativa (RSAC) das Indústrias para impactar diversos setores da sociedade em prol do desenvolvimento sustentável e inovador do Paraná.

O encontro, realizado pelo Sistema Fiep por meio do Cifal Curitiba (Centro Internacional de Formação para Autoridades e Líderes de Curitiba) e do Unitar (“United Nations Institute for Training and Research”), em parceria com o Hospital do Câncer de Londrina, foi desenvolvido no Canal da Indústria do Sistema Fiep.

O objetivo do webinário foi reforçar o compromisso da Indústria Paranaense em retratar aspectos técnicos, emocionais e humanos do cuidado paliativo destacando a importância da humanização e do ODS 3 para garantir um futuro mais saudável e produtivo para todos.

Formado por 13 metas, o ODS 3 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3) trata de questões que assegurem uma vida saudável e a promoção do bem-estar para todas as pessoas, em todas as idades.

O ODS 3 é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas) os quais, interconectados, formam um chamado universal para o desenvolvimento de ações contra a pobreza, de proteção do planeta e para garantir que todas as pessoas tenham paz e prosperidade.

Os cuidados paliativos são uma abordagem sobre os cuidados necessários com as pessoas que possuem doenças que ameaçam a vida. Os princípios dos cuidados paliativos incluem: aliviar a dor e outros sintomas estressantes; integrar os aspectos psicológicos, sociais e espirituais ao cuidado do paciente; não apressar ou adiar a morte; aceitar o limite da vida; não induzir a morte (eutanásia); não recomendar tratamentos fúteis.

Durante o webinário foi realizada, por equipe multiprofissional, uma abordagem ao paciente e à família. Conforme explicado uma equipe multiprofissional para abordar os cuidados paliativos pode incluir médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, fonoaudiólogos, farmacêuticos, dentre outros dependendo das condições verificadas.

Certamente alcançando as metas do ODS 3 por intermédio dos cuidados paliativos, melhorando a saúde e o bem-estar de pessoas na Indústria, ter-se-á ainda mais uma INDÚSTRIA FORTE trabalhando para se ter uma NAÇÃO SOBERANA.

DIAS, C. M. C. - 2024

Carlos Magno Corrêa Dias
10/11/2024

P.S.: INDÚSTRIA FORTE. NAÇÃO SOBERANA.

DIAS, C. M. C. - 2024