Com Painéis de Discussão tratando de temas como AGENDA ESG DA INDÚSTRIA; MERCADO DE CARBONO E MUDANÇAS CLIMÁTICAS; 7º SEMINÁRIO PARANAENSE DE LOGÍSTICA REVERSA; e, ECONOMIA CIRCULAR; foi realizado, nos dias 29 e 30 de outubro de 2024, a primeira edição do Encontro Paranaense de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade (EPMAIS), no Câmpus da Indústria do Sistema Fiep (Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná).
Sistema Fiep - 2024
Fui convidado a participar do evento em referência pelo Conselho Temático de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Sistema Fiep o qual foi, também, o responsável pela realização do encontro.
O primeiro EPMAIS constituiu oportunidade para se debater, com especialistas do Sistema Fiep, oportunidades e desafios sobre o meio ambiente industrial no Paraná. No encontro foram consideradas as principais tendências relacionadas ao meio ambiente industrial do Estado do Paraná sendo tratadas temáticas sobre mudanças climáticas e mercado de carbono, agenda ESG da indústria, logística reversa e economia circular.
Em sua primeira edição o EPMAIS 2024 já se notabiliza pela qualidade ao “fomentar a colaboração e o desenvolvimento de iniciativas conjuntas voltadas ao desenvolvimento produtivo do estado do Paraná aliado às boas práticas de sustentabilidade”.
O incentivo às práticas industriais sustentáveis e inovadoras sempre foi um diferencial nas Casas que compõem o Sistema Fiep e eventos como o EPMAIS promovem ainda a conscientização sobre os bons princípios ambientais, sociais e de governança (práticas de ESG) e sobre a Sustentabilidade para se garantir desenvolvimento, competitividade e resiliência na Quinta Revolução Industrial e para surfar na Sexta Onda de Inovação.
O EPMAIS 2024, reunindo conhecimento e discussões estratégicas sobre a Indústria do Paraná, já se apresenta como importante evento do calendário da sustentabilidade alinhando-se, fortemente, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e ao Pacto Global da ONU o qual constitui a maior rede de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) do mundo e uma iniciativa voluntária que visa promover o desenvolvimento sustentável nas áreas social, ambiental e econômica.
O Pacto Global, criado em 2000, não constitui organismo regulamentador e não é obrigatório, sendo uma importante oportunidade para empresas demonstrarem seu compromisso com práticas sustentáveis e responsabilidade social O Pacto Global da ONU objetiva mobilizar empresas e organizações para adotarem valores fundamentais em suas práticas de negócios centrados nos direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
Carlos Magno Corrêa Dias
11/11/2024
P.S.: RSC para garantir os ODS, ESG, Sustentabilidade e Cidadania. Quanto mais próximos estiverem os ODS de ações de ESG tanto mais a Sustentabilidade e a Cidadania serão mais rápida e amplamente alcançadas. 18/10/2024.