3 de abr. de 2024

Dos ODM aos ODS segue-se rumo a um mundo sustentável.


A história é feita de participações e entregas para frutificar resultados como legado.

Lá no dia 03/04/2014, há mais de dez anos, Curitiba passava a ser a primeira cidade brasileira a aderir aos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) por meio de sua Câmara Municipal dado que naquela data tivemos, na Câmara Municipal de Curitiba, a realização da Audiência Pública na qual a Câmara Municipal de Curitiba fez adesão oficial aos ODM da ONU (Organização das Nações Unidas).

Naquela época quando Curitiba se destacava com sua adesão aos ODM e, também, foi criada uma Comissão Especial na Câmara Municipal de Curitiba para tratar especificamente dos ODM, já trabalhava em prol do alcance dos ODM há cerca de dez anos.

Os ODM surgiram em 2000, por meio da “Declaração do Milênio das Nações Unidas” e se relacionavam com esforço internacional para alcançar desenvolvimento sustentável em temas tais como Meio Ambiente, Direitos Humanos, Igualdade Social e Racial. Compostos de 8 (oito) objetivos, com 21 (vinte e uma) metas, por meio de 60 (sessenta) indicadores, os ODM revolucionaram a forma de diálogos e negociações entre 191 (cento e noventa e um) países (estados) membros da ONU. Os esforços mundiais para alcançar os ODM foram desenvolvidos até 2015 quando surgem em substituição os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) que compõem a atual Agenda 2030 da ONU.

Os ODS são formados por 17 (dezessete) objetivos e 169 (cento e sessenta e nove) metas e foram acordados entre 193 (cento e noventa e três) países membros da ONU estando em vigência desde setembro de 2015. Os ODS pretendem o desenvolvimento sustentável em áreas como Erradicação da Pobreza, Igualdade de Gênero, Saúde, Educação, Meio Ambiente e Justiça Social.

Desde a instituição dos ODS venho contribuindo, também, com ações específicas para alcançar os mesmos, acreditando que a soma dos esforços globais para alcançar tanto os ODM quanto os ODS multiplicam as possibilidades para se transformar o mundo em uma realidade mais justa, igualitária e sustentável.

DIAS, C. M. C. 

Nesta jornada, entre os ODM e os ODS, já completo mais de vinte anos (duas décadas) de esforços realizados. Como sempre o digo, sem hesitar, “SUSTENTABILIDADE: o atendimento de nossas necessidades atuais não pode comprometer o atendimento das necessidades das gerações futuras”.

Carlos Magno Corrêa Dias
04/04/2024