2 de abr. de 2024

Medalha Nestor da Silva.


A ANVFEB-DF (Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira – Regional Brasília) lançou a “Medalha Veterano Nestor da Silva” para celebrar a fantástica trajetória de vida do Pracinha, Cobra Fumante, FEBiano, Tenente Coronel Nestor da Silva, Herói da FEB (Força Expedicionária Brasileira) na Segunda Guerra Mundial e para distinguir ações valorosas em prol do Brasil.

DIAS, C. M. C. - 2024

Nascido em 13/06/1917, em Belo Horizonte (MG), o Tenente Coronel Nestor da Silva além de atuar na FEB foi, também, membro da Brigada de Infantaria Paraquedista, do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha e do Estado-Maior do Exército do Brasil, sendo Comandante do Segundo Batalhão de Infantaria Paraquedista e demonstrando sempre ao longo dos seus 106 anos de idade sua honestidade, lealdade, humildade e solidariedade em tudo que realizou.

O Cobra Fumante Nestor da Silva iniciou sua carreia militar como praça voluntário em 1938 no 10º Regimento de Infantaria em BH (MG), onde realizou o Curso de Sargento. Em seguida no 11º Batalhão de Infantaria em São João Del Rei (unidade que integrou a FEB) recebeu a promoção como 3º Sargento embarcando para os campos sangrentos de batalha na Itália já como 2º Sargento.

Na Segunda Guerra Mundial participou de confrontos difíceis como Monte Castelo, Castelnuovo e Montese; comandando 18 patrulhas nas linhas inimigas. Devido à excelência com a qual conduziu suas ações de combate e pela elevada capacidade de comando, liderança e bravura, o então 2º Sargento Nestor da Silva foi promovido ao posto de 2º Tenente.

Depois da guerra, o Pracinha Nestor da Silva iniciou o Curso de Oficiais da Reserva na Escola Militar de Resende (RJ). Em seguida cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) de 1956 a 1961,

realizou o Curso Básico de Paraquedista (1964) e o Curso de Mestre de Salto (1966); servindo por sete anos na Brigada Paraquedista. Em 1971, o já Tenente Coronel Nestor da Silva foi transferido para o Estado-Maior do Exército do Brasil.

Determinado, o ex-Combatente Nestor da Silva recebeu diversas condecorações tais como as Medalhas: Cruz de Combate de 1ª Classe (destaque individual em combate), de Sangue do Brasil, de Campanha, de Guerra, do Pacificador, de Mérito Paraquedista, Marechal Mascarenhas de Morais, de Ouro dos 30 anos de serviços prestados, da Defesa, da Ordem do Mérito Militar, da Ordem do Mérito Nacional.

O FEBiano Nestor da Silva, Herói do Brasil e da Humanidade, já membro da Galeria dos Imortais da Pátria, inspiração na carreira de superiores, pares e subordinados da Arma Verde Oliva; agora tem na “Medalha Veterano Nestor da Silva” especial reconhecimento que fará distinguir outros tantos que auxiliam a ser o Brasil uma Nação Soberana.

Hurra! Hurra! Hurra! Salve, Salve! Salve! Salve Cobra Fumante Pracinha FEBiano Herói de Guerra Nestor da Silva!

Carlos Magno Corrêa Dias
02/04/2024