5 de abr. de 2024

Celebrando aniversário da “Terra dos Pés Vermelhos”.


Em 2 de abril de 1900 era criado no Paraná, pela Lei 522/1900, o então município de Nova Alcântara o qual passaria, pela Lei 471/1903, de 03/03/1903, a denominar-se Jacarezinho, Cidade do Norte Pioneiro do Paraná que se transformou em um dos primeiros polos de desenvolvimento agrícola do Estado do Paraná.

Jacarezinho desde sua fundação se destacou pela agricultura forte devido ao solo fértil (terra roxa) tendo excelente produção cafeeira durante o século XX. Embora atualmente mantenha em algumas áreas a tradição cafeeira é nos canaviais que tem a maior parte da sua excelente produção agrícola. Conforme o IBGE, Jacarezinho é a Cidade do Paraná com maior produção de cana de açúcar matéria-prima base para a produção do açúcar, do etanol e fonte de energia com a queima do bagaço e a transformação em biomassa.

Jacarezinho avançando seguidamente no tempo foi identificada como a “Capital Estudantil do Norte Pioneiro” do Paraná devido a se destacar, também, como centro de excelência em Educação Universitária e de Pesquisa passando a hospedar importantes órgãos públicos governamentais e sedes regionais de organismos privados reconhecidamente determinantes.

Jacarezinho tem na atualidade importantes Instituições de Ciência e Tecnologia instaladas tais como: UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná); Centro de Letras, Comunicação e Artes; Centro de Ciências Sociais Aplicadas; Centro de Ciências da Saúde; IFPR (Instituto Federal do Paraná); UAB (Universidade Aberta do Brasil); Centro de Pós-Graduação Estudos e Negócios da Unibras; Fundação Faculdade de Agronomia Luiz Meneghel; Polos Educação a Distância da Unopar, Uninter, Cruzeiro do Sul, Faculdade Católica, Fael e Uningá, bem como unidades do Tecpar, IAP, IBGE, Fecomércio, Fiep, Sebrae, Ciee, BioFábrica, Senac, dentre outras.

Jacarezinho é um dos Núcleos Regionais de Educação do Estado do Paraná, possuindo, também, um Parque Industrial instalado, uma plataforma do Parque Tecnológico Virtual do Paraná (PTV Paraná) além de ter uma “Fazenda Inteligente” com Laboratório Experimental de Tecnologias Inovadoras voltadas ao Agronegócio e integrar o Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro (SRI).

A centenária Jacarezinho se distingue, também, por ter importantes obras de arte e arquitetônicas integrando o Patrimônio Artístico e Cultural do Brasil sendo destaque especial a Catedral Diocesana de Jacarezinho (Catedral Imaculada Conceição), considerada “Joia do Norte Pioneiro”, a qual além de imponente construção e de ser por si só uma bela obra de arte guarda em seu interior um rico acervo artístico tombado pelo Patrimônio Artístico e Cultural do Paraná e de autoria dos artistas Eugênio de Proença Sigaud, José Waldetaro Moura e Dias e Silvestre Blasco e Vaqué.

DIAS, C. M. C. - 2024

Como Pé Vermelho, Jacarezinhense, celebro com júbilo a passagem do aniversário da Terra Natal ocorrido em 2 de abril de 2024.

Carlos Magno Corrêa Dias
05/04/2024