5 de dez. de 2014

Pacto Global e Cidadania Empresarial nos caminhos da Indústria.


A partir do primeiro semestre de 2000 o Instituto ETHOS de Empresas e Responsabilidade Social deu início a um processo de engajamento das empresas brasileiras ao projeto do Pacto Global. Assim começava a história do Pacto Global no Brasil.

Em 26 de Julho de 2000, em Nova York, foi entregue ao Secretário Geral das Nações Unidas o nome das empresas brasileiras que se tornariam as primeiras signatárias. No segundo semestre de 2002, em Belo Horizonte, foi realizado o importante evento “Diálogo Empresarial sobre os princípios do Pacto Global” o qual proporcionou avanço significativo sobre os debates a respeito dos princípios do Pacto Global no Brasil.

Em dezembro de 2003, foi criado o Comitê Brasileiro do Pacto Global (CBPG). Em Julho de 2004 o Brasil participou do Global Compact Leaders Summit, na sede das Nações Unidas. Em 19 de Junho de 2006, em São Paulo, o Pacto Global no Brasil realiza importante reunião na qual foi aprovado o novo Comitê Brasileiro do Pacto Global (CBPG). Iniciava-se significativa aproximação entre o Comitê Brasileiro do Pacto Global e o Escritório Central do Pacto Global em Nova York.

Atualmente, o Pacto Global no Brasil tem incentivado diversas empresas no país a seguirem os princípios norteadores do Pacto Global e a adotarem a CIDADANIA EMPRESARIAL como padrão para a gestão de seus negócios, sendo crescente o número de Instituições, Organizações e Empresas signatárias do Pacto Global a cada ano.

Para conhecer mais detalhes sobre a história de participação do Brasil no Pacto Global, bem como, sobre as diretrizes e princípios do Pacto Global e demais notícias relacionadas consulte a página PACTO GLOBAL REDE BRASILEIRA (http://www.pactoglobal.org.br/).

Compartilhe com suas redes de relacionamento. Vamos ampliar o número de signatários ao Pacto Global em nossa Nação.

Carlos Magno Corrêa Dias
05/12/2014