7 de dez. de 2014
XVIII Reunião do Conselho Superior do CPCE comemora dez anos de contribuições.
No último dia 02 de dezembro de 2014, o CPCE (Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial) festejou seus dez anos de fundação com série de importantes eventos realizados no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).
Nesta década de existência e atuação o CPCE passou a constituir fundamental Órgão da FIEP voltado para disseminar a Responsabilidade Socioambiental Corporativa (RSAC) levando em consideração o fator econômico e o bem estar da Sociedade Paranaense para contribuir no repensar a Indústria Paranaense de uma forma inovadora e sustentável.
O CPCE é um catalisador de ideias voltado para atender as necessidades e interesses do segmento industrial na área e direciona seus esforços na execução de projetos socioambientais, culturais e de voluntariado corporativo. A missão do CPCE é articular competências de RSAC das empresas e dos diferentes setores da sociedade para estimular o desenvolvimento sustentável do nosso Estado do Paraná.
Antes do início das Comemorações alusivas aos dez anos de fundação do CPCE foi realizada reunião de trabalho da Equipe de Projetos Educando na Sustentabilidade a qual integra o Núcleo de Instituições de Ensino Superior (NIES) do CPCE. Como Conselheiro do CPCE no NIES e membro da Equipe de Projetos Educando na Sustentabilidade participei da referida reunião.
Na reunião em questão, enquanto Equipe de Projetos Educando na Sustentabilidade, promovemos necessários ajustes finais no Edital do Primeiro Concurso de Boas Práticas “Educando na Sustentabilidade do CPCE” o qual lançamos, naquele mesmo dia, ao final do evento “Boas Práticas com foco na Educação para a Sustentabilidade”.
“Boas Práticas com foco na Educação para a Sustentabilidade” fez parte, também, da programação do Congresso promovido pelo SESI-PR intitulado “A Caminhada dos ODM no Paraná e a Agenda Pós-2015” congresso este desenvolvido em paralelo com as comemorações dos dez anos do CPCE.
Ressalte-se, a propósito da reunião do NIES em referência, que durante a mesma ocorreu, também, a eleição do Novo Coordenador do NIES (Núcleo de Instituições de Ensino Superior do CPCE) tendo sido eu o eleito pelos membros Conselheiros para ocupar a correspondente função nos próximos dois anos.
No encontro sobre “Boas Práticas com foco na Educação para a Sustentabilidade” foram relembradas diversas das importantes ações desenvolvidas pelo CPCE ao longo de sua história de dez anos enfatizando o princípio norteado pela Educação na Sustentabilidade o qual indo muito além das questões ambientais sempre se posicionou frente a questões de ordem ética e social, dignidade humana, economia “verde”, dentre outras, pensando fortemente na formação do educador seja formal ou informal, seja na sala de aula ou no chão de fábrica.
Na sequência do evento foram apresentados relatos sobre: (a) a “Pesquisa de Conhecimento em Sustentabilidade” a qual avaliou o conhecimento mínimo em responsabilidade econômica, social e ambiental para os estudantes de ensino superior; (b) o projeto “Quelônios do Guaporé: preservação da fauna aquática e apoio às populações tradicionais do Vale do Guaporé”; (c) o “Programa de Aproximação com os Estudantes, o CREAjr, criado em 2005, pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR); (d) a “Metodologia dos Colégios SESI-PR” para aproximação dos alunos com Indústria; (e) os trabalhos desenvolvidos pela Universidade Corporativa da APETIT Serviços de Alimentação de Londrina; (f) os trabalhos da Associação Nacional de Apoio à Educação Infantil (ANAEI) enfatizando a importância de priorização da política pública de educação infantil para o desenvolvimento escolar, social e econômico das crianças mais vulneráveis; (g) o Programa de Escolas Associadas (PEA) da UNESCO; e, (h) o primeiro Concurso de Boas Práticas “Educando na Sustentabilidade do CPCE”.
Finalizando as comemorações, após o “Boas Práticas com foco na Educação para a Sustentabilidade”, teve início a XVIII Reunião do Conselho Superior do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial a qual foi marcada por homenagens e relatos sobre os dez anos de atuação do CPCE. Na qualidade de novo Coordenador do NIES do CPCE participei desta reunião histórica.
Estavam presentes na reunião o Presidente do Sistema FIEP e Presidente do CPCE dentre outras autoridades. Durante a reunião foram relembradas as principais ações promovidas pelo CPCE durante os seus dez anos de existência e enfatizado os correspondentes objetivos daquele Conselho que sempre foi o de agregar e promover a sinergia entre os setores da sociedade em prol do desenvolvimento sustentável despertando nas empresas e organizações a consciência e o interesse pela responsabilidade social.
Diversas Organizações e pessoas que participaram da reunião de fundação do CPCE, realizada no dia 02 de dezembro de 2004, foram homenageadas com uma placa de reconhecimento. Os Conselheiros voluntários, que atuaram como Coordenadores de Núcleo, de Projetos e/ou foram Diretores Regionais do CPCE, receberam, também, um certificado por sua valiosa contribuição e comprometimento.
Durante a reunião foram apresentados, ainda, por Regionais, as realizações do CPCE ao longo de 2014 e quais as pretensões do CPCE para 2015. No sentido em questão foi ressaltada a importância e os desafios do CPCE no que concerne à articulação e envolvimento maior nas ações e temas discutidos pelos Conselhos Temáticos e Setoriais da FIEP, pois que a partir de 2014 o CPCE passou a assumir, também, a função como Conselho Temático da FIEP devendo se reorganizar de acordo com as necessidades e expectativas da Indústria Paranaense.
Além de um sucesso, as comemorações dos dez anos do CPCE fizeram história abrindo as portas de novas possibilidades para o CPCE enquanto Conselho Temático da FIEP para ampliar ainda mais suas importantes funções junto à Sociedade Paranaense.
Como fiz observar após minha eleição como Coordenador do Núcleo Instituições de Ensino Superior do CPCE, que 2015 se consolide como um ano de muito trabalho em favor do fortalecimento da Indústria do nosso Estado do Paraná e que nossas ações como Conselho Temático da FIEP possam sempre contribuir para a construção da Nação Soberana que almejamos e para a geração de soluções que promovam a melhoria de vida das Pessoas.
Carlos Magno Corrêa Dias
07/12/2014