4 de dez. de 2014

Transição entre ODM e ODS é avaliada em congresso no Paraná.

   
Objetivando celebrar os dez anos de trabalho voluntário em prol do alcance dos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) e perspectivar caminhos a serem seguidos com o desenvolvimento da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015 com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) foi realizado, nos dias 2 e 3 de dezembro de 2014, no Câmpus da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), por iniciativa e trabalho conjunto do SESI-PR e do Colegiado do Movimento Nós Podemos Paraná, o Congresso “A Caminhada dos ODM e a Agenda Pós-2015”.

No primeiro dia do evento, na abertura, foram prestadas homenagens aos voluntários dos Núcleos Regionais do Movimento Nós Podemos Paraná que contribuíram para o alcance dos ODM nos últimos dez anos, bem como, foi lançado o Primeiro Prêmio SESI “INDÚSTRIA COM A ESCOLA” o qual objetiva a valorização de Boas Práticas para o avanço do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) associado à redução do abandono escolar.

Na sequência do congresso foi apresentada a palestra magna com o tema "As conquistas dos ODM e os desafios dos ODS" na qual foram destacados os pontos positivos dos ODM e os desafios dos ODS, pondo-se em evidência que para a transição dos ODM para os ODS será necessário um esforço global ainda maior uma vez que é constatado ser necessário pensar para além das questões sociais e ambientais. Conforme posto em evidência se fará obrigatório “mudar estruturas e políticas econômicas para que a economia possa funcionar e estar a serviço da maior parte a população”.

No segundo dia do evento foi realizado, pela manhã, o “Painel Avanços dos 10 anos dos ODM e Desafios Pós-2015” e apresentada palestra sobre “Investimento Social Privado” na qual foi destacada a necessidade de cada Instituição possuir um Setor de Captação de Recursos permanente objetivando a viabilização de projetos. Naquele mesmo dia, no período da tarde, aconteceu a Mostra de Projetos Dialogada a qual objetivou dar visibilidade, reconhecimento, possibilitar a troca de experiências e inspirar a criação de novos projetos relacionados com o alcance dos ODM.

Durante o congresso o Observatório de Indicadores de Desenvolvimento do SESI-PR apresentou alguns indicadores dos ODM do Estado do Paraná convidando os presentes a conhecer, em detalhes, o Portal ODM que apresenta um panorama geral que possibilita analisar os avanços em prol do alcance dos ODM.

Presente ao evento, como membro do Colegiado do Movimento Nós Podemos Paraná e voluntário em prol do alcance dos ODM, tivemos oportunidade ímpar de conhecer com mais detalhes as negociações já realizadas para a implantação dos ODS as quais foram apresentadas pelo coordenador da Área de Desenvolvimento Sustentável do Ministério das Relações Exteriores que faz parte, também, do comitê que estuda a criação da nova Agenda de Desenvolvimento Pós-2015 da ONU.

Contudo, ficou evidenciado, uma vez mais, que embora os ODM foram pensados para o desenvolvimento humano a proposta dos ODS está focada no desenvolvimento sustentável no sentido mais amplo, o que, em muitas das vezes, tem provocado preocupações e controvérsias.

Tomando por base Consultas Públicas realizadas pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) já há cerca de um ano e meio, um grupo de trabalho formado por representantes de setenta países vem se reunindo para debater necessidades comuns para os 193 países que integram a ONU a fim de definir a nova Agenda Pós-2015.

Dada a história dos ODM uma proposta conjunta para atender o Pós-2015 dos ODM é sempre difícil de ser obtida. Todavia, conseguiu-se uma primeira proposta para os ODS composta por 17 objetivos e 169 metas. Tal proposta não é definitiva, pois deverá passar pela reunião de Cúpula da ONU, em setembro de 2015, antes de entrar em vigor a partir de 2016.

Assim, os Povos e Nações necessitam dialogar mais intensamente para o estabelecimento de uma Agenda de Desenvolvimento que seja a melhor para a Humanidade e para o Mundo. Muito trabalho nos espera. Como temos observado, a despeito dos ODS, ainda o compromisso com os ODM deverá ser mantido haja vista que os mesmos não foram alcançados em sua plenitude.

Que consigamos dar sequência, continuidade, com a devida intensidade e eficiência, aos trabalhos para atingirmos os ODM em 2015 e mesmo pós-2015 por meio dos ODS.

Carlos Magno Corrêa Dias
04/12/2014