10 de mai. de 2014

Legitimidade e Consistência Lógica de Raciocínios Dedutivos.

   
Na noite de 8 de maio de 2014, apresentei o meu livro intitulado CÁLCULO LÓGICO INFERENCIAL (ISBN: 978-85-88925-18-2).
   
Na mesma oportunidade, proferi a palestra alusiva ao conteúdo da obra em referência cujo título foi, também, CÁLCULO LÓGICO INFERENCIAL.
   

A obra 
CÁLCULO LÓGICO INFERENCIAL, editada em 2013, com 565 (quinhentas e sessenta e cinco) páginas, já havia entrado, a partir de 26 de fevereiro de 2014, para a relação de Propriedades Intelectuais de nossa Nação quando recebi o Registro de Propriedade Intelectual (PI) do Escritório de Direitos Autorais (EDA) da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) / Ministério da Cultura do Brasil (MinC).

CÁLCULO LÓGICO INFERENCIAL integra, também, em conformidade com disposições legais inseridas nas Leis número 10994, de 14/12/2004, e número 12192, de 14/01/2010, o acervo da Biblioteca Nacional contribuindo para a preservação e a guarda da produção intelectual nacional segundo o Depósito Legal oficializado pela FNB em 06 de maio de 2014. Assim, tenho a honra de ter mais uma obra de minha autoria contribuindo para a preservação e formação da Coleção Memória Nacional da FBN/MinC.

Conforme fiz observar, durante a exposição compendiada sobre o conteúdo da obra, CÁLCULO LÓGICO INFERENCIAL tem por objetivo apresentar técnicas formais que permitam, de um lado, avaliar a legitimidade de argumentos dedutivos no âmbito dos Cálculos Lógicos (Cálculo Sentencial e Cálculo Predicativo) e, de outro lado, pretende por em evidência procedimentos formais que permitam a correção de falácias ou sofismas (argumentos não válidos).

Para tanto, dividi a obra em cinco capítulos de forma que os dois primeiros capítulos apresentam o conjunto das operações e relações lógicas necessárias para desenvolver o processo de avaliação de argumentos dedutivos (válidos ou não legítimos) que são objetivados nos seguintes capítulos.

Inicialmente, no Capítulo I (Cálculo Proposicional), apresento uma estruturação do Cálculo Sentencial ou Cálculo Proposicional onde priorizo aspectos formais da Álgebra Proposicional tanto de natureza sintática quanto semântica.

No Capítulo II (Cálculo dos Predicados) considero a estruturação do Cálculo dos Predicados ou Cálculo das Funções Predicativas. Em tal capítulo apresento, também, considerações particulares sobre a Lógica dos Enunciados Categóricos.

Trato a Dedução Lógica no Capítulo III (Dedução Lógica) quando apresento técnicas formais diversas para a avaliação de Argumentos Dedutivos tanto no Cálculo Proposicional quanto no Cálculo dos Predicados.

Considerando ponderações gerais sobre a Teoria dos Silogismos Categóricos apresento e avalio, ainda no Capítulo III, determinados Silogismos e suas relações com os Argumentos Dedutivos do Cálculo dos Predicados.

Objetivando tomar o Cálculo Proposicional e o Cálculo dos Predicados como uma Teoria Formal da Argumentação, no Capítulo IV (Sistemas Axiomáticos) apresento considerações sobre a Axiomatização da Lógica Matemática quando especifico uma linguagem formal; o processo pelo qual argumentos vá­lidos na linguagem formal são determinados e o processo de obtenção de provas ou demonstrações tanto de argumentos válidos quanto de falácias.

No mesmo Capítulo IV apresento considerações sobre Sistemas Axiomáticos utilizados para a avaliação da legitimidade de Silogismos, demonstrando-se a legitimidade de determinados Silogismos mediante a adoção de axiomas.

Concluindo o trabalho, no Capítulo V (Teoria dos Conjuntos) exponho observações gerais sobre tópicos relacionados com conjuntos no sentido de caracterizar uma associação entre tal teoria e os tópicos anteriores.

Conclusivamente, informei aos presentes que o principal objetivo da obra CÁLCULO LÓGICO INFERENCIAL é fornecer ao leitor, de forma a mais objetiva possível, material necessário para a identificação de formas válidas de raciocínios dedutivos, bem como, instrumentação para a avaliação e correção de argumentos não válidos.

Que o conteúdo de CÁLCULO LÓGICO INFERENCIAL permita uma ampliação das possibilidades do raciocínio dedutivo bivalente e dicotômico.

Carlos Magno Corrêa Dias
10/05/2014