11 de mai. de 2014

Cidades Inteligentes Seguem Padrões de Inovação.

  
No período de 7 a 9 de maio de 2014, participei da Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CICI2014), evento promovido pelo Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), Prefeitura Municipal de Curitiba e Universidade Positivo, o qual foi realizado nas dependências da Universidade Positivo, em Curitiba.

Tendo por Eixos Temáticos: Eficiência, Empreendedorismo, Tecnologias Sociais, Infraestrutura, Viver a Cidade e Mobilidade Urbana, a CICI2014 transforma-se em um dos mais importantes eventos do setor e consolidam Curitiba e o Paraná como foco de pesquisa, desenvolvimento, conhecimento, práticas e soluções INOVADORAS visando Cidades mais Sustentáveis para melhorar a qualidade de Vida das Pessoas.

Durante o evento foi, fortemente, evidenciado que a Qualidade de Vida das Pessoas passa, invariavelmente, pelo incentivo à cultura de INOVAÇÃO. A ideia central é que as “Cidades Inovadoras” devem influenciar, positivamente, na Qualidade de Vida dos Cidadãos, chamando a necessária relação entre governo, entidades privadas e sociedade (como um todo) a partir da concepção de INOVAÇÃO.

Paralelamente à CICI2014 aconteceu, também, o Fórum Internacional iCITIES o qual foi desenvolvido no formato de debates que procuraram aprofundar os vários temas da INOVAÇÃO para as Cidades desenvolvidos na CICI2014.

Outras duas edições do Fórum Internacional iCITIES já haviam sido realizadas, em 2012 e 2013, objetivando compartilhamento de conhecimentos visando a INOVAÇÃO para Cidades mais sustentáveis. O Fórum Internacional iCITIES foi criado com a finalidade de atrair e desenvolver negócios ligados a CIDADES INTELIGENTES.

O conceito de CIDADE INTELIGENTE está relacionado à eficiência dos centros urbanos por meio de ações integradas entre governos, população e entidades públicas e privadas. Prioritariamente, reconhece-se uma CIDADE INTELIGENTE quando a Cidade é capaz de seguir padrões de INOVAÇÃO relacionados ao transporte, infraestrutura, sustentabilidade, tecnologia e recursos naturais (prioritariamente).

A CICI2014 contou com a participação de quase dois mil inscritos de 90 (noventa) Cidades do Brasil e do exterior os quais assistiram apresentações de cerca de 100 (cem) palestrantes nacionais e internacionais.

Durante o evento foi formalizada, também, a participação de Curitiba no ÍNDICE DE CIDADES INTELIGENTES 2020, em vigor em Portugal. O ranking em referência constitui um importante indicador criado para medir a INOVAÇÃO das cidades participantes.

Desenvolvido pelo INTELI (Inteligência em Inovação), de Portugal, o ranking avalia cinco indicadores (inovação, sustentabilidade, inclusão, gestão e conectividade). Curitiba passa a ser a primeira Cidade do Brasil a participar do levantamento. O protocolo oficial foi assinado pelo INTELI, Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) e o Instituto de Promoção de Capacitação e Desenvolvimento (IPROCADE).

Carlos Magno Corrêa Dias
11/05/2014