9 de mai. de 2014

Materialização de Perspectivas nas Belas Artes.


Em 8 de maio de 1850, nasceu, em Itu, São Paulo, José Ferraz de Almeida Júnior (1850 - 1899), aquele que se transformaria no “mais brasileiro dos pintores” do século XIX.

Almeida Júnior foi o precursor da abordagem de temáticas regionalista e social as quais, até então, eram inéditas na produção acadêmica brasileira. Dando destaque a personagens simples e anônimos da cultura caipira em sua obra promoveu o ideal nacional de uma arte verdadeiramente brasileira. Seu trabalho demonstra uma forte assimilação do Realismo de Gustave Courbet e de Jean-François Millet, estabelecendo uma importante ponte entre o “verismo intimista” e a tradicional “rigidez formal do academicismo”.

Em homenagem ao artista brasileiro José Ferraz de Almeida Júnior comemora-se, no Brasil, em 8 de maio, o DIA DO ARTISTA PLÁSTICO.

Aos homens que fazem das Artes Plásticas ou das Belas Artes o fantástico instrumento de materialização de representações visuais para explicitar pensamentos, sentimentos e perspectivas, compartilho felicitações pela passagem do DIA DO ARTISTA PLÁSTICO.

Carlos Magno Corrêa Dias
09/05/2014