30 de out. de 2013
Da Pobreza à Miserabilidade, Eis a Rota dos Subdesenvolvidos.
Em determinados “mundos possíveis” a SNCT (21/11-27/11) e a SNLB (23/11-29/11) passaram, novamente, uma vez mais, como tantas outras vezes, como se não existissem, como se não fossem importantes, como se as obrigatoriedades por elas chamadas não exigissem responsabilidades, como se não fossem necessárias e condicionantes. Da POBREZA à MISERABILIDADE os insistentes subdesenvolvidos transitam atônitos à margem da Cultura, do Conhecimento, do Saber, da Ciência e da Tecnologia acreditando na promessa pífia de um futuro emergente sem, contudo, pagar o preço do desenvolvimento e recolher as taxas da evolução. Triste, assustador; senão, decepcionante, bárbaro.
Carlos Magno Corrêa Dias
30/10/2013
29 de out. de 2013
Tripla Comemoração Reverenciando o Livro.
Hoje, 29 de outubro, comemoramos o DIA NACIONAL DO LIVRO ao mesmo tempo em que prestamos homenagens, também, à nossa fantástica Biblioteca Nacional (BN) fundada no mesmo dia 29 de outubro, porém em 1810.
Como me permito observar “o livro chama o intelecto transformando mentes”, pois que “os livros, quaisquer que sejam, são sempre revolucionários”, no sentido mais amplo e “forte” do termo “revolucionário”. Então, transformemos nossas mentes e ampliemos nossas experiências lendo livros, pois que “livros lidos são mais que experiências adquiridas”, são o “repositório” do então vivido pela humanidade.
A despeito, porém, da importância da data em referência, este 29 de outubro de 2013 tem, em particular, uma importância ainda maior, pois, nesta data, concluo, também, coincidentemente, a edição de minha obra intitulada CÁLCULO LÓGICO INFERENCIAL, aquele que corresponde ao meu vigésimo nono livro publicado e cuja impressão dos correspondentes exemplares inicia-se neste mesmo dia.
Nada melhor, então, que no DIA NACIONAL DO LIVRO poder comemorar a data lançando mais livros. Possibilidade esta que, como dizem, “não tem preço”, e que muito me honra. Vivamos a “força” do livro.
Carlos Magno Corrêa Dias
29/10/2013
28 de out. de 2013
O Camaleão Deixa seu “Grande Romance Americano”.
Lewis Allan "Lou" Reed (1942 - 2013) de lenda viva a membro eterno na “Estante da História do Rock”. O estilo “camaleônico” de Lou Reed e o seu “Grande Romance Americano" haverão de sinalizar as estradas de outros estilos musicais tais como o fizeram nos caminhos que levaram aos movimentos Glam, Punk e Rock Alternativo. O “Poeta do Rock” partiu no último dia 27 de outubro de 2013 deixando seu legado para influenciar as futuras gerações do ROCK.
Carlos Magno Corrêa Dias
28/10/2013
27 de out. de 2013
Ostracismo Tecnológico Nada Casual.
É preocupante, senão assustador, constatar que DRUPAL, GIT, ODF, OpenStack, PENTAHO, PSID, PUPPET, SOA, SugarCRM, TDD, Vtiger CRM, WSO2, ZABBIX sejam termos estranhos (ou, na verdade, “desconhecidos”) na maioria dos “mundos possíveis” nos quais deveriam habitar com esperada naturalidade e com intensificada necessidade. “Desenvolvimento”, eis um vocábulo que necessita ser “redefinido” ou melhor “compreendido” (urgentemente).
Carlos Magno Corrêa Dias
27/10/2013
Burlescas Possibilidades.
Carlos Magno Corrêa Dias
27/10/2013
26 de out. de 2013
Saudades Químicas Comemoram Décadas de História.
Em 21 de janeiro de 1993, portanto, há mais de duas décadas, nos reuníamos, eu e a Turma de Química Industrial de 1992 da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), na Sessão Solene de Colação de Grau quando, também, tive a honra de ser Professor Homenageado e PATRONO dos então JOVENS Afilhados e hoje Bacharéis:
Afrânio Machado Branco Ramos, Alessandra Peixoto Alves, Ana Paula Bággio Maóski, Ana Paula da Silva, Ana Silvia Bueno Vida, André Luis Toledo Santos, Antonio Carlos Ribeiro Silva, Carlo Marcelo Freitas Piazzetta, Claudimar Zomer, Claudio Henrique Voth, Cristiamari Carvalho Feitosa, Danielle Cristina Cruz Scheremeta, Denise Maria Silva Surek, Dinalva Batistão, Ernani Braz Zawadzki, Fabio Cesar Mayrhofer, Iran Agnelo dos Santos, Jeanine Putti, João Gaspar, José Carlos Cechelero Filho, José Roberto Rosso, Josiane de Macedo Salmória, Julio Cesar Pienta, Julio Otávio Herrmann, Jyun Tanobe, Luci Mara Hanczuruk Borba, Luciane Andrighetti, Marcelo Subtil Marçal, Marcia Regina Souza, Marco Antonio Laurianti, Marcos Aurélio Baroni, Maria Lúcia Fraga Brandão Fistarol, Nelson Quin Chen Chu, Orley Conrado Villa, Patrícia Nascimento, Paulo Roberto Ribeiro, Raquel de Fátima Lazarotto, Regiane do Rocio de Brito, Robert Kock, Sandra Valéria Ferreira, Sidney Marques e Zuleide Regina Cetnarski
Desde as primeiras aulas lá em 1989, quando nos conhecemos na relação Professor-Aluno, já são transcorridos quase vinte e cinco (25) anos. Com satisfação relembro, então, nossas histórias vividas durante aqueles anos especiais e mágicos da Graduação. Rumo às Bodas de Prata desejo a todos muita Saúde e sempre Sucesso.
Carlos Magno Corrêa Dias
26/10/2013
25 de out. de 2013
TIC São Difundidas e Fortalecidas no Paraná.
Nos dias 22 e 23 de outubro de 2013 tive a grata satisfação de participar, em Curitiba, nas dependências da Universidade Positivo, do PARANÁ TIC 2013, Simpósio que teve por objetivo a difusão de informações e a análise de tendências no Setor de Tecnologias de informação e comunicação (TIC) no Paraná.
Durante o evento, considerado o maior encontro de Profissionais de TI do Estado do Paraná, o qual foi promovido pela ASSESPRO-PR em parceria com o SEBRAE-PR, foram abordados temas como Inteligência Competitiva, Startups, Cloud Computing, Móbile, Economia Criativa, ISSO 29110, Inovação, Marketing Digital, bem como, outras das principais tendências para o Setor de TIC.
Além de apresentar as principais tendências do Setor de TIC, o PARANÁ TIC 2013 constituiu importante oportunidade para a realização de negócios na cadeia produtiva de TIC quando, então, pudemos realizar diversos contatos e agendar futuras ações conjuntas. Parabéns aos idealizadores e organizadores do PARANÁ TIC 2013.
Carlos Magno Corrêa Dias
25/10/2013
δημοκρατία – Demokratia – Democracia.
Hoje, 25 de outubro, é o Dia da Democracia. Poderia comemorar a data, por exemplo, com observações sobre a correspondente importância da mesma para o desenvolvimento da civilização. Mas, convido, apenas, para a leitura das postagens a seguir. Aqueles que aprendem entenderão, certamente, os motivos imperiosos de semelhante posicionamento. Sejam, então, os textos: http://observatorio-ongma-patherblinck.blogspot.com.br/2012/07/a-conjuncao-do-direito-grego-em-geral-e.html e http://carlosmagnocorreadias.blogspot.com.br/2012/11/republica-e-republicanos-irmanados-pela.html.
Carlos Magno Corrêa Dias
25/10/2013
24 de out. de 2013
SNCT Constitui Fonte de Apropriação Social do Saber.
De 21 a 27 de outubro de 2013 ocorre a SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (SNCT) 2013, cujo tema deste ano é "Ciência, Saúde e Esporte".
Promovida e coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) a SNCT 2013 já se consagrou como “Movimento Nacional” e as correspondentes ações ou participações tornam-se obrigatórias na agenda de todo aquele que pensa o desenvolvimento de nossa Nação e a melhoria de vida das Pessoas a partir da Ciência e da Tecnologia.
Em todo território nacional estão sendo desenvolvidas atividades de divulgação e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos. Vamos ampliar a participação de toda a Sociedade e contar uma história sempre vitoriosa como foram as das edições anteriores da SNCT.
Que Ciência, Tecnologia e Inovação, de forma indissociada, seja sempre o norte a seguir para o nosso desenvolvimento e progresso.
Carlos Magno Corrêa Dias
24/10/2013
23 de out. de 2013
SENTANDO A PURA PARA A COBRA FUMAR.
Em 23 de outubro de 1906, há 107 anos, no campo de Bagatelle, na cidade de Paris, o extraordinário Alberto Santos Dumont (1873 - 1932) decolava a bordo do Oiseau de Proie (Ave de Rapina) II, impulsionado por um motor a gasolina, sem auxílio de dispositivos externos de propulsão e sem a necessidade de uma rampa para lançamento, percorrendo 60 metros em sete segundos, a uma altura de aproximadamente 2 metros. Feito fantástico, cujo grau de inovação fez transcender inúmeras possibilidades e, definitivamente, mudou os rumos do desenvolvimento da humanidade. Dia memorável para o homem e, em especial, para o Brasil, no dia 23 de outubro, DIA DO AVIADOR e da FORÇA AÉREA BRASILEIRA, rendemos homenagens aos nossos Aviadores com os Parabéns e Reconhecimento. Para Alberto Santos Dumont, sempre os agradecimentos. Aos Aviadores do presente que continuem SENTANDO A PUA PARA A COBRA FUMAR como o fizeram os heróis Aviadores do passado.
Carlos Magno Corrêa Dias
23/10/2013
Transformações Mentais Depositadas em Repositório Fundamental.
Hoje, 23 de outubro, tem início a SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA. As comemorações vão até o dia 29 de outubro, sendo a correspondente semana instituída pelo Decreto Presidencial número 84631, de 09 de abril de 1980.
“O LIVRO chama o intelecto transformando mentes” (DIAS, C. M. C., 2012) e as Bibliotecas constituem o REPOSITÓRIO fundamental da humanidade no qual são preservadas semelhantes transformações. Comemoremos, então, a SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA visitando mais seguidamente as Bibliotecas, participando das atividades programadas, promovendo a Leitura e, acima de tudo, lendo mais e mais LIVROS para a transformação de nossas mentes.
Carlos Magno Corrêa Dias
23/10/2013
22 de out. de 2013
Paradoxo do Silêncio Ensurdecedor.
Quando gritamos e não nos escutam é chegada a hora de nos silenciarmos, pois somente assim seremos ouvidos.
Carlos Magno Corrêa Dias
22/10/2013
20 de out. de 2013
Informatik (1956) ou Informatika (1966) ou Informatique (1962): (Informação e Automática) ou (Informação e Matemática): Tautologia.
Embora já tenha no dia de hoje, DIA DO PROFISSIONAL DA INFORMÁTICA, apresentado meus parabéns a todos os Profissionais da Área, encaminho, também, meus cumprimentos muito especiais aos ex-Alunos dos Cursos de Bacharelado em Ciência de Computação, Bacharelado em Informática, Bacharelado em Processamento de Dados, Bacharelado em Análise de Sistemas e Engenharia da Computação das renomadas Instituições de Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento nas quais já tive o privilégio de exercer a Docência. A vocês os meus particulares PARABÉNS com votos de Saúde, sempre Sucesso e muita Sabedoria.
Carlos Magno Corrêa Dias
19/10/2013
19 de out. de 2013
Desinteligências Processuais.
Carlos Magno Corrêa Dias
19/10/2013
I/O Seriais Iterados Rodando o Mundo.
Aos Técnicos em Manutenção, Administradores de Rede, Programadores, Assistentes de Informática, Analistas de Sistemas, Analistas de Processos, Designers de Softwares, Projetistas, Analistas de Suporte, Engenheiros da Computação, Cientistas da Computação, Bacharéis em Informática, Tecnólogos em Computação, Computólogos, Professores de Informática, Professores de Computação, Profissionais de Tecnologia da Informação (TI), Profissionais de Suporte, Gerentes de TI, CEOs, enfim, a todos os “Profissionais da Informática”, amigos, cúmplices, colegas, que com I/O seriais iterados mantém em rotinas programadas o nosso mundo sempre ligado e funcionando, PARABÉNS pela passagem do dia 19 de outubro, o DIA DO PROFISSIONAL DA INFORMÁTICA.
Carlos Magno Corrêa Dias
19/10/2013
18 de out. de 2013
Innovation Day 2013 Fazendo a Diferença Novamente.
Nos últimos dias 16 e 17 de outubro de 2013 tive o privilégio de poder participar do INNOVATION DAY 2013 evento que, já na sua quarta edição, estimula o diálogo necessário entre a Indústria e a Inovação por meio da apresentação de palestras e conferências que evidenciaram, fortemente, que “inovar”, além de inventar e criar, é, também, empreender e incrementar.
Promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná (SENAI-PR) e realizado no Campus da Indústria, com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), o INNOVATION DAY constitui oportunidade ímpar para a reunião de empresários paranaenses de distintos setores para debater os desafios e a força da Inovação dentro das Indústrias e das Empresas. A ideia do evento é evidenciar que a INOVAÇÃO inserida nos setores industrial e empresarial vem alavancar de sobremaneira a competitividade promovendo desenvolvimentos antes não possibilitados.
O evento colocou em observação que a INOVAÇÃO quando aplicada em Produtos, Processos e Serviços é responsável por gerar resultados superiores, mais produtividade e lucro no meio empresarial e industrial.
Alguns dos bons exemplos já obtidos com a implantação da concepção de INOVAÇÂO dentro da Indústria foram apresentados durante o INNOVATION DAY. Contudo, além da programação oficial do evento, diversas trocas particulares de experiências de bons usos da Inovação foram possibilitadas entre os presentes, bem como, futuras agendas no entorno da INOVAÇÃO dentro das Indústrias e das Empresas estabelecidas.
Mais uma vez a FIEP, SENAI, C2I fazem a diferença no campo da INOVAÇÃO. Parabéns aos idealizadores e organizadores do INNOVATION DAY 2013.
Carlos Magno Corrêa Dias
18/10/2013
17 de out. de 2013
Extirpar a Pobreza Deve Constituir Política Séria de País Soberano.
17 de Outubro é Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. A extirpação da pobreza, da fome e da miséria deve ser a prioridade absoluta de toda Nação inteligente e de qualquer política séria de desenvolvimento e progresso de um país. Todos somos responsáveis. Unamos esforços em favor de alcançarmos o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio 1 para acabarmos com a pobreza e garantirmos os direitos humanos.
Carlos Magno Corrêa Dias
17/10/2013
16 de out. de 2013
Dúvidas Confiáveis ou Certezas Imprecisas.
Alguma dúvida existe mesmo nos ambientes onde reina o pleno domínio da certeza, não sendo paradoxal afirmar que tal vislumbre é tão preciso quanto o indefinido por ela proclamado.
Carlos Magno Corrêa Dias
16/10/2013
Comemorando a Indissociabilidade entre Ciência e Tecnologia.
No dia 16 de outubro comemoramos o DIA DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Ou melhor, nós que acreditamos na indissociabilidade entre CIÊNCIA E TECNOLOGIA comemoramos, com acentuadas reflexões, em 16 de outubro, a necessária “conjunção” entre a CIÊNCIA e a TECNOLOGIA para pensarmos os benefícios e as consequências dos céleres e intensos avanços propiciados pelas TECNOLOGIAS e CIÊNCIAS quando consideradas em conjunto para o desenvolvimento de nosso mundo real. Não nos esqueçamos, também, que as relações conjuntas entre Ciências e Tecnologias nos dão grandes poderes, mas que grandes poderes implicam em grandes responsabilidades.
Carlos Magno Corrêa Dias
16/10/2013
15 de out. de 2013
Compartilhando Conhecimento para Distribuir Poder.
Se conhecimento é poder, o PROFESSOR é aquele que fornece aos seus Alunos o poder que advém do conhecimento que dissemina. Aos Verdadeiros PROFESSORES que se empenham para serem superados pelos seus Alunos os parabéns por compartilhar conhecimento e distribuir poder.
Carlos Magno Corrêa Dias
15/10/2013
13 de out. de 2013
Primeira FI da UTFPR Chama Possibilidades.
Nos dias 10 e 11 de outubro de 2013, na UTFPR, na sede Central do Campus de Curitiba, foi realizada a primeira “Feira de Internacionalização UTFPR Sem Fronteiras (FI)”.
Presente à FI, a convite da Direção de Relações Internacionais (DIRINTER) da UTFPR, tive a oportunidade de assistir a apresentação de depoimentos de participantes do “UTFPR Sem Fronteiras” e de representantes de Instituições Parceiras que mostraram a relevância dos trabalhos já realizados e como é importante para o desenvolvimento global romper as fronteiras locais, possibilitando aproximações efetivas entre os vários “mundos possíveis” por intermédio do conhecimento gerado no campo das Ciências e Tecnologias.
Durante a FI foram lançados a exposição “UTFPR ao Redor do Mundo” e o blog “UTFPR ALÉM DAS FRONTEIRAS”.
Criado pela DIRINTER da UTFPR o blog em referência tem a intenção de favorecer o compartilhamento de informações diversas sobre intercâmbios e programas de mobilidade internacional com alunos e familiares.
O intercâmbio entre Universidades em todo o mundo objetivando aprimorar a formação acadêmica dos Alunos e prepará-los para os desafios do mundo do trabalho e da realidade contemporânea constitui metodologia fundamental para o desenvolvimento global. Neste sentido o Ciência Sem Fronteiras é um caminho sem volta. Incentivemos os Jovens Acadêmicos a participar de semelhante processo.
Carlos Magno Corrêa Dias
13/10/2013
11 de out. de 2013
Pífios Limites Incapacitantes.
O fato de nos deixarmos surpreender por aquilo que somos capazes é, em dada medida, até aceitável. Contudo, é inadmissível que nossa incompetência consiga, de alguma forma, nos surpreender.
Carlos Magno Corrêa Dias
11/10/2013
10 de out. de 2013
ARDUINOS Integrados com SHIELDS e MINIONS Diferenciados por Prosopopéia.
Até os estranhos MINIONS sabem que em 2005, em Ivrea, na Itália, portanto há quase dez anos passados, nasceu o ARDUINO, uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre, projetada com um microcontrolador ATMEL AVR RISC de chip único, com I/O embutido, programável essencialmente em C/C++, originário da plataforma WIRING (2003). Porém, por mais “estranho” que possa parecer, a despeito da universal prosopopéia que envolve os MINIONS, ainda se constata que em muitos “mundos possíveis” (supostamente desenvolvidos) não há o mínimo conhecimento sobre a Arquitetura Harvard Modificada dos ARDUINOS a qual é muito superior à da antiga Arquitetura de von Neumann (1945). Curioso. Perplexo. Mistérios que a razão não consegue decifrar a despeito, é claro, das conexões SHIELDS que se podem exemplificar.
Carlos Magno Corrêa Dias
10/10/2013
5 de out. de 2013
Garoto de OURO Repete Feito.
Arthur Nabarrete Zanetti (São Caetano do Sul, São Paulo, 16 de abril de 1990), medalhista de Ouro nas Olimpíadas de Londres 2012 na modalidade Argolas, conquistou neste sábado, 05 de outubro de 2013, no Mundial de Atletismo disputado na Antuérpia, na Bélgica, mais uma Medalha de Ouro na mesma Prova das Argolas.
Com o histórico título mundial hoje conquistado Nabarrete unifica as duas maiores conquistas da modalidade e passa a ser “o ginasta a ser batido”. Formidável. Parabéns ao nosso Garoto de OURO das Argolas.
Carlos Magno Corrêa Dias
05/10/2013
ISI Associado à Indústria para Quebrar Paradigmas.
Tivemos em Curitiba, em 17 de setembro de 2013, a instalação do marco que dá início efetivo ao necessário e há muito solicitado diálogo estreito entre a Pesquisa Aplicada e a Indústria, entre a Ciência e a Tecnologia, entre o Conhecimento Formal e o Meio de Produção, pois que foi inaugurado, pelo Sistema Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), o Instituto SENAI de Inovação (ISI) do Paraná, aquele que constitui o primeiro ISI de um conjunto de 25 (vinte e cinco) outros previstos para implantação no Brasil até o final de 2014.
Na mesma data, a Federação das Indústrias do Paraná, seguindo sua caminhada na rota da Inovação, inaugurou o Campus da Indústria, projeto que objetiva a reunião de diferentes Centros de Desenvolvimento Industrial com distintos Setores das Academias para a realização de Pesquisa Aplicada (útil, determinante) que venha atender, efetivamente, o desenvolvimento da Produtividade da Indústria e a melhoria da Qualidade de vida do Trabalhador.
No Paraná, em particular, o Instituto SENAI de Inovação terá por área de atuação a Eletroquímica, passando a desenvolver soluções inéditas em diferentes segmentos da Indústria as quais anteriormente somente eram possíveis mediante a importação.
Convidado pela Presidência da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Presidência do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) tive a grata satisfação de participar de ambos os eventos, reencontrando, na oportunidade, colegas que compartilham a nossa concepção que a Indústria e a Academia, a Tecnologia e a Ciência, devem estar em simbiose constante para a geração de Produtos, Serviços e Processos úteis para o desenvolvimento da Nação e para a melhoria de vida dos Cidadãos. No sentido em questão antigos projetos em conjunto foram relembrados e novos contatos estabelecidos.
Avaliando futuros possíveis estudos e trabalhos cooperados em Nanotecnologia, particularmente no campo das Nanomáquinas associadas à Eletroquímica, algumas possibilidades foram perspectivadas e uma agenda de encontros ficou programada para tratarmos mais especificamente o tema em referência.
Reforçando a necessidade de uma nova Lógica, um novo Processo Inferencial, para abordagem sistêmica e formalizada da “Potência Lógica” que se apresenta no mundo da Nanotecnologia considerei, uma vez mais, os estudos lógicos formais associados que venho desenvolvendo na Linha de Pesquisa em Inovação Científica e Tecnológica do Grupo de Pesquisa em Lógica e Filosofia da Ciência sob minha coordenação. Fiz observar que em decorrência das “descobertas nanométricas”, novas premissas (postulados) se impõem e um novo Sistema Lógico Algébrico se obriga ser equacionado de forma a garantir a “Completude e Corretude”, a “Consistência”, dos processos envolvidos. A este novo modelo lógico algébrico denomino “Lógica de Segunda Ordem Multivariada”.
A troca de ideias e compromissos agendados nos dois eventos em referência, bem como, a relevância dos temas abordados e avaliados no I Seminário Internacional de Inovação Industrial, ocorrido em paralelo nos dias 16 e 17, mostram que a caminhada iniciada pelo SENAI-PR e pela FIEP rumo à consolidação do ISI quebram alguns paradigmas antes impeditivos da aproximação entre a Ciência e a Indústria, tendo o projeto em questão condições excelentes para atingir os objetivos pretendidos.
Cabe ressaltar, ainda, que além dos 25 ISIs, que estarão sendo estruturados a partir de parcerias com o Massachusetts Institute Technology (MIT) e o Instituto Fraunhofer da Alemanha, é pretendido pelo SENAI a inauguração de outros 63 Institutos de Tecnologia (ITs) no país. Assim, o SENAI que já é o maior Sistema Educacional da América Latina voltado para a Indústria, passará, por intermédio da Inovação Tecnológica, a contribuir mais intensamente na competitividade das Indústrias promovendo a Pesquisa Aplicada dentro da Indústria que dará lugar, certamente, a Desenvolvimentos necessários para o Progresso contínuo.
Carlos Magno Corrêa Dias
05/10/2013
4 de out. de 2013
Com PAZ e BEM Saudemos Giovanni di Pietro di Bernardone.
Com o TAU Franciscano atado ao fio condutor dos três nós da fidedignidade que se associam aos princípios de Assis (escutar o valor maior, ter a coragem da partilha, garantir a pureza de coração) saudemos Giovanni di Pietro di Bernardone (1181-1226), aquele que ficou conhecido como Francisco de Assis. Comemoremos o dia 04 de outubro, DIA DE FRANCISCO DE ASSIS, com PAZ e BEM.
Carlos Magno Corrêa Dias
04/10/2013
3 de out. de 2013
Prisioneiros da Subserviência.
Um homem sem princípios é escravo de suas vontades e assim um ser de fácil manipulação.
Carlos Magno Corrêa Dias
03/10/2013
Setor Industrial Moveleiro Propõe Competitividade para Impulsionar Crescimento.
Com o tema “A competitividade é o futuro da indústria moveleira” foi realizado, em Curitiba, no Campus da Indústria, da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), nos dias 25 e 26 de setembro de 2013, o IV Congresso Moveleiro e o VII Seminário Moveleiro Paranaense, dos quais tive a satisfação de participar.
Preparado pelo Conselho Moveleiro da FIEP, os correspondentes eventos não apenas inovaram em sua proposta de colocar em discussão as possibilidades de um futuro promissor para a Indústria Moveleira, mas promoveu ações de caráter sustentável e social quando, de um lado, instituindo que as inscrições seriam realizadas mediante a doação de um quilo de alimento não perecível o qual foi entregue, posteriormente, a uma entidade assistencial e, de outro, ao doar para os inscritos bolsas “estilizadas” confeccionadas pelas costureiras da Associação de Mães da Vila Torres com meia tonelada de retalhos de tecidos e demais restos de revestimentos da própria Indústria Moveleira de Curitiba e da região metropolitana que seriam descartados.
Saliente-se, também, que o design da bolsa “estilizada” em referência foi vencedor em concurso realizado com alunos do Curso de Design de Moda do SENAI-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná) cujos critérios para a escolha foram a criatividade e a forma de utilização.
O IV Congresso Moveleiro e o VII Seminário Moveleiro Paranaense objetivaram promover o impulsionar do crescimento econômico do setor moveleiro tomando a competitividade como componente estratégico. Mais uma vez semelhantes eventos cumpriram seus propósitos e, certamente, contribuíram para o fortalecimento industrial do setor moveleiro.
No VII Seminário Moveleiro pudemos discutir e avaliar com empresários, representantes de entidades vinculadas ao setor e estudantes temas necessários para o efetivo desenvolvimento industrial do setor moveleiro.
Além das diversas palestras relacionadas com o tema dos dois eventos foram realizadas Rodadas de Negócios Nacional e Internacional nas quais os participantes tiveram a oportunidade de ampliar suas redes de contatos e estabelecer novas e potenciais parcerias.
Carlos Magno Corrêa Dias
03/10/2013
2 de out. de 2013
Extensão Universitária Promovendo Ampliação da Expertise Profissional.
A Extensão Universitária (ou Extensão Acadêmica) é “considerada”, particularmente, no Brasil, conforme dispõe o artigo 207 da Constituição Federal, um dos pilares da Formação Universitária, conjuntamente com o Ensino e a Pesquisa, uma vez que se proclama, invariavelmente, a “indissociabilidade” entre Ensino, Pesquisa e Extensão.
Porém, há muitas dúvidas, senão controvérsias, efetivamente, ou enganos, eventualmente, quanto a quais atividades acadêmicas estão, de fato, relacionadas com a Extensão, talvez, em decorrência, eventualmente, de interpretações no entorno do entendimento (ou real significado) sobre a “autonomia” universitária, garantida, também, pela lei em referência.
Seja como for, independentemente de condicionamentos, a Extensão Universitária (ou, apenas, Extensão) deve ser tomada como atividade acadêmica que venha articular o Ensino e a Pesquisa, dentro e fora da Universidade, viabilizando a necessária relação real, efetiva e válida entre a Universidade e a Sociedade.
Muito simplesmente, então, pode ser o entendimento sobre Extensão quando relacionada à Universidade; senão, acompanhe o raciocínio a seguir considerado, qual seja:
(a) a Universidade em visita ao mundo real (seja interno ou externo) se inteira sobre os necessários problemas apresentados pela Sociedade;
(b) a Universidade de posse de semelhantes informações passa a realizar a Pesquisa de eventuais soluções dos problemas demandados conforme o conhecimento que possui;
(c) com as supostas soluções oriundas da Pesquisa (e de eventuais novos conhecimentos gerados pelos correspondentes estudos realizados) a Universidade volta ao mundo real e as submete aos requerentes, repetindo semelhante procedimento até que os envolvidos no processo reconheçam, em consonância, como solução de fato os resultados da Pesquisa realizada pela Universidade;
(d) reconhecida pela Sociedade a solução apresentada a Universidade repassa sob a forma de Ensino aquelas soluções dos problemas encontrados (transformadas em conhecimento) para seus Acadêmicos, ampliando as possibilidades de aquisição de outros conhecimento por consequência direta ou indireta;
(e) no dia seguinte, a Universidade volta ao mundo real e pergunta novamente à Sociedade quais são os problemas a resolver e se desencadeia todo o processo novamente.
Assim, acontece a Extensão Universitária: Extensão – Pesquisa – Extensão – Ensino – Extensão – Pesquisa – Extensão – Ensino – Extensão ... dentro e fora da Universidade.
Assim entendendo a Extensão não há muito que cogitar ou questionar senão fazer Extensão. A Universidade deve compor parte da Sociedade, do mundo real, do mundo dos problemas a resolver. Não estando na Sociedade, não entendendo a Sociedade ou não se comprometendo com os problemas e os desafios da Sociedade, a Universidade não compreenderá a Extensão, não fará Extensão, não conseguindo cumprir uma de suas obrigações precípuas.
Mas, a Extensão se faz interna na Universidade e externamente à Universidade, pois a Extensão está associada à razão de que o conhecimento gerado deve necessariamente possuir intenções de transformar a realidade de todas as Pessoas da Sociedade (sejam elas ligadas diretamente à Universidade ou não).
Da Extensão Cursos para seus próprios Acadêmicos à Extensão Produtos, Serviços ou Processos para a Sociedade; da Extensão Sociedade à Extensão Universidade, a Extensão deve ser concebida como “mão dupla” entre a Universidade e a Sociedade para o desenvolvimento simultâneo e contínuo da Comunidade Universitária e da Sociedade na qual a Universidade está inserida.
No sentido aqui defendido, de pouco adiantará a Extensão da Universidade na Sociedade, se não houver uma relação bidirecional mediada pelo mútuo desenvolvimento da Universidade e da Sociedade. Logo, a inserção da “Dimensão Acadêmica” da Extensão na formação dos Acadêmicos e na construção do conhecimento é primordial, também, para a efetivação da Extensão.
Assim sendo, os chamados Cursos de Extensão Universitária são imprescindíveis para a real “indissociabilidade” entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Na medida em que se intensificam os Cursos de Extensão Universitária mais e mais são ampliadas as possibilidades da Extensão Universidade à Extensão Sociedade e da Extensão Sociedade à Extensão Universidade.
A Extensão por meio de Cursos dentro da Academia possibilita aos Acadêmicos capacitação imediata para resolver problemas próximos da Sociedade muito antes da conclusão de suas Graduações além de favorecer a “expertise” que transcende, em muito, a filosofia ou as plataformas metodológicas de qualquer bom PPC (Projeto Pedagógico de Curso) que, na maioria das vezes, é reformulado muito tardiamente em relação às Tecnologias (e às necessidades) que se apresentam na Sociedade de forma livre e intensificada a cada dia. Além do mais, associando-se, fortemente, à concepção da “indissociabilidade” entre Ensino, Pesquisa e Extensão, a Extensão deveria ser tomada como componente obrigatório na prática Docente nas Universidades.
Entendendo, todavia, a “expertise” com significado de “experiência, perícia, especialização” que reúne conjunto de habilidades, competências e conhecimentos adquirido com base no estudo de um assunto e a capacidade de aplicar tal conhecimento, os Cursos de Extensão Universitária para Acadêmicos (da própria Universidade), centrados em experiências e práticas necessárias exigidas pelo mundo real, permitem possibilitar aos futuros profissionais distinção em diversos outros campos de atuação além dos limites “propedêuticos” pretendidos pelo particular PPC.
A Extensão Universitária interna na Universidade, conforme aqui pensado, é promotora do desenvolvimento de outras habilidades e competências para executar atividades profissionais além daqueles restringidas pelos Currículos de quaisquer Cursos Universitários. Constitui, por si só, agente de Inovação que obriga transformação pelo acréscimo de conhecimento extemporâneo e segundo necessidades além dos paradigmas institucionalizados.
Carlos Magno Corrêa Dias
02/10/2013
1 de out. de 2013
Inovação Industrial em Eletroquímica Abre Fronteiras para o Progresso.
Sob a sigla S3IE aconteceu, nos 16 e 17 de setembro de 2013, o I Seminário Internacional de Inovação Industrial em Eletroquímica, promovido pelo SENAI-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná), no Campus da Indústria, do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), do qual tive a grata satisfação de participar.
Como estamos constatamos, há algum tempo, sem muita controvérsia, a Eletroquímica permeia, de forma intensa, a maioria, senão todos, os setores industriais. Assim, o S3IE objetivou, de um lado, por em evidência semelhante constatação e, de outro, almejou sensibilizar a Indústria para a prática constante da Inovação tomando a Eletroquímica como indutor dos correspondentes processos.
O evento permitiu por em aproximação a Indústria e Grupos de Pesquisa (tais como o Grupo de Pesquisa em Lógica e Filosofia da Ciência que coordeno) para atuação conjunta visando a integração entre a Inovação, a Tecnologia e a Pesquisa Aplicada direcionada para o crescimento industrial nacional e para ampliação da competitividade. Como no grupo em referência mantenho a Linha de Pesquisa em “Inovação Científica e Tecnológica”, estando atualmente direcionando esforços no sentido de desenvolver estudos e pesquisa aplicada na área de Nanotecnologia e Nanomáquinas, o S3IE e os contatos que realizamos com outros pesquisadores e industrias de áreas correlatas foram de extrema importância aos perspectivarmos ações futuras conjuntas.
Em particular, por há muito defender a necessária aproximação entre a Indústria e a Academia, entre a Ciência e a Tecnologia, considero o S3IE um marco no sentido de mudarmos os paradigmas atuais que favorecem sobremaneira o distanciamento entre a Indústria e as Instituições de Ensino ou os Institutos de Pesquisa e Desenvolvimentos. O evento veio amenizar parte de minhas angústias dado que constituiu um momento ímpar que veio permitir a abertura de algumas portas para a diminuição das enormes distâncias entre as duas realidades em referência, a realidade da Academia (onde é salvaguardada a Ciência) e a realidade da Indústria (onde o mundo das possibilidades se desenvolve centrado na Tecnologia).
Ao SENAI-PR e à FIEP nossos parabéns e que a semente plantada no S3IE germine e venha nos dar aqueles frutos necessários para a intensificação do desenvolvimento de nossa Nação e para a melhoria de vida das Pessoas. Que em simbiose a Indústria e o Conhecimento caminhem compartilhando Pesquisa Aplicada para a geração de Produtos, Serviços e Processos sempre necessários para o Progresso.
Carlos Magno Corrêa Dias
01/10/2013
Antes da Finitude, um Privilégio a Almejar.
Com o avançar do tempo todos nos encaminhamos para a finitude. Lei natural que não há de ser modificada. Porém, quanto mais velhos, melhor compreendemos o tempo e, mais experientes, avançamos em sabedoria. A Velhice é, sem dúvida, a última etapa de nossas vidas; mas não pode ser encarada como o fim. Repleta de desafios, a Terceira Idade é um privilégio e assim deve ser vivida em plenitude, mas, antes, deve ser almejada. No DIA INTERNACIONAL DA TERCEIRA IDADE, 1 de outubro, comemoremos a Sabedoria e a Experiência de Vida daqueles privilegiados que avançam na idade e a História podem contar. Que todos tenhamos, também, o privilegio de poder comemorar com saúde, dignidade e qualidade de vida a nossa Terceira Idade.
Carlos Magno Corrêa Dias
01/10/2013
Assinar:
Postagens (Atom)