3 de out. de 2013
Setor Industrial Moveleiro Propõe Competitividade para Impulsionar Crescimento.
Com o tema “A competitividade é o futuro da indústria moveleira” foi realizado, em Curitiba, no Campus da Indústria, da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), nos dias 25 e 26 de setembro de 2013, o IV Congresso Moveleiro e o VII Seminário Moveleiro Paranaense, dos quais tive a satisfação de participar.
Preparado pelo Conselho Moveleiro da FIEP, os correspondentes eventos não apenas inovaram em sua proposta de colocar em discussão as possibilidades de um futuro promissor para a Indústria Moveleira, mas promoveu ações de caráter sustentável e social quando, de um lado, instituindo que as inscrições seriam realizadas mediante a doação de um quilo de alimento não perecível o qual foi entregue, posteriormente, a uma entidade assistencial e, de outro, ao doar para os inscritos bolsas “estilizadas” confeccionadas pelas costureiras da Associação de Mães da Vila Torres com meia tonelada de retalhos de tecidos e demais restos de revestimentos da própria Indústria Moveleira de Curitiba e da região metropolitana que seriam descartados.
Saliente-se, também, que o design da bolsa “estilizada” em referência foi vencedor em concurso realizado com alunos do Curso de Design de Moda do SENAI-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná) cujos critérios para a escolha foram a criatividade e a forma de utilização.
O IV Congresso Moveleiro e o VII Seminário Moveleiro Paranaense objetivaram promover o impulsionar do crescimento econômico do setor moveleiro tomando a competitividade como componente estratégico. Mais uma vez semelhantes eventos cumpriram seus propósitos e, certamente, contribuíram para o fortalecimento industrial do setor moveleiro.
No VII Seminário Moveleiro pudemos discutir e avaliar com empresários, representantes de entidades vinculadas ao setor e estudantes temas necessários para o efetivo desenvolvimento industrial do setor moveleiro.
Além das diversas palestras relacionadas com o tema dos dois eventos foram realizadas Rodadas de Negócios Nacional e Internacional nas quais os participantes tiveram a oportunidade de ampliar suas redes de contatos e estabelecer novas e potenciais parcerias.
Carlos Magno Corrêa Dias
03/10/2013