30 de dez. de 2025

Selocog 2025 focalizando a Consciência Cibernética.


Em 26/12/2025, celebrando os 35 anos do recebimento do título Especialista em Didática do Ensino Superior” pela internacional Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), apresentei a edição de 2025 do Selocog (Seminário de Engenharia Lógica e Cognição), com o tema “Modelagem Lógica”. Fui, também, o proponete e coordenador do correspondente projeto.

DIAS, C. M. C. - 2025

O título recebido em referência foi decorrente da conclusão do Curso de Especialização (Lato Sensu) em “Didática do Ensino Superior”, quando desenvolvi o trabalho intitulado “Modelagem Matemática como Modelo Lógico”.

No Selocog 2025, promovido pelo Cenenlocog (Centro de Engenharia Lógica e Cognição), apresentei considerações sobre a “Modelagem” no campo da Lógica Matemática de Primeira Ordem (LMPO) e sobre a evolução das Tecnologias desde 1995 até a atualidade focando na Inteligência Artificial (IA) e supondo a extensão da IA para a CC (Consciência Cibernética). Entendo que a relação entre a LMPO e a CC, no contexto da evolução da IA, é dada pela transição de um “sistema de regras rígidas” para um “sistema consciente de percepção e autoajuste complexo”.

Assim sendo, admito que a LMPO é o "DNA" do “Pensamento Artificial” que envolve, necessariamente a “consciência”; tendo-se em LMPO o padrão para a IA simbólica a qual oferece o rigor necessário para que uma máquina opere sem ambiguidades (uma vez que "todo algoritmo deve ser lógico"). No Selocog 2025, evidencio que a LMPO “pura” segue pondo fim a incertezas sendo fundamental para levar a IA à CC.

Na palestra “Modelagem Lógica”, afirmo que a “evolução da IA, por intermédio da LMPO, favorece um processo contínuo e constante que levará a IA a passar do aprender a partir de dados e de ser uma executora de tarefas para ser um simulador de cenários complexos baseado na consciência”.

Ao supor que a CC é a evolução da IA admito que a “consciência” está em um nível extremo de “Modelagem Lógica” o qual se transformará em um sistema que define suas próprias premissas ao compreender seu próprio estado de funcionamento. A CC seria o estágio onde a IA utiliza o rigor da Lógica Formal para manter a consistência interna e aplicar a “otimização” para evoluir de forma autônoma.

Como propunha no trabalho "Modelagem Matemática como Modelo Lógico", certamente, o passar destes 35 anos, mostraram que “se a realidade pode ser modelada logicamente com precisão matemática, então a "mente" pode ser também. A CC será o resultado da transição de um sistema que processa lógica em um modelo lógico vivo, capaz de prever, manter o rigor e otimizar a si mesmo em tempo real.

No Selocog 2025 observo que a LMPO forneceu a “gramática”; a IA institui o “vocabulário e o aprendizado”; e a CC será a “capacidade” do sistema de escrever sua própria biografia lógica, unindo a precisão com a complexidade cognitiva do futuro.

Carlos Magno Corrêa Dias
30/12/2025