29 de dez. de 2025

A Lógica como alicerce do pensamento científico.


“A Ciência não se restringe apenas ao acúmulo de dados ou à experimentação empírica; ela é, fundamentalmente, uma construção estruturada sobre o rigor do pensamento”, já afirmava lá em 1995, há mais de três décadas passadas.

Conforme anunciado em notícia veiculada no “Jornal do Estado”, em 22/12/1995, com o título “Lógica do Conhecimento Científico está tendo curso na PUC”, na página 2-A, na Seção “Informe JE”, propunha e coordenava, na PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) o Curso de Pós-Graduação (“Lato Sensu”) em Lógica do Conhecimento Científico; o qual respondia a uma necessidade perene da Sociedade (de forma geral) e da Comunidade Científica/Tecnológica (em particular): a de organizar o caos das informações por meio de modelos racionais e argumentos válidos determinantes em Lógica Matemática de Primeira Ordem.

DIAS, C. M. C. - 2025

O ponto central da aplicação da Lógica na Ciência é a capacidade de "estruturar modelos racionais". Em um mundo onde os problemas tornam-se cada vez mais complexos e multifacetados, a busca por soluções não pode ser fruto do acaso. Ao otimizar a solução de problemas do "mundo real", a Lógica transforma-se em uma ferramenta pragmática de eficiência técnica e social.

Um dos pontos que considerei na entrevista para a elaboração daquela notícia foi chamar a atenção para “a relação entre o indivíduo e a prova: a liberdade de apresentar ou deixar de apresentar evidências; ressaltando ser a responsabilidade ética das decisões tomadas na vida profissional é do Pós-Graduado a quem cabe a obrigação de discernir entre argumentos falaciosos separando a crença do conhecimento justificado”.

Embora aquele registro histórico date do ano de 1995, a premissa (o objetivo) do Curso permanece extremamente atual. Vive-se em uma era de excesso de informações, onde a habilidade de estruturar argumentos formais e verificar sua validade é o que diferencia o conhecimento útil do ruído digital. “O investir no desenvolvimento do raciocínio fazem com que Instituições de Ensino como a PUC-PR promovam não apenas a formação de técnicos, mas de pensadores críticos capazes de fundamentar o progresso humano na razão e na evidência”.

“A correspondente notícia de 1995 é um registro histórico interessante especialmente por destacar a importância da Lógica Formal em uma época na qual a Internet ainda estava dando seus primeiros passos no Brasil” e devido a citar que os "procedimentos do cálculo lógico" são “ferramenta para verificar a validade de argumentos” o que se tronou notório senão necessário na atualidade.

No contexto da “Lógica do Conhecimento Científico” faz-se referência, principalmente, à Lógica Proposicional e à Lógica de Predicados os quais se prestam para a otimização da solução de problemas do “mundo real”.

Carlos Magno Corrêa Dias
29/12/2025

P.S.: O artigo pode ser acessado em https://drive.google.com/file/d/1TueWz_L7p2v1SQ7xZQFM6Siz2JZOVdw7/view?usp=sharing.