25 de dez. de 2025

Modelagem Matemática como Modelo Lógico.


No ano de 2025 completaram-se 35 anos do recebimento, em 1990, do meu “Título de Especialista em Didática do Ensino Superior” tendo em vista a conclusão do Curso de Especialização (Lato Sensu) em “Didática do Ensino Superior”, realizado na Área de Concentração em Educação - Ensino/Aprendizagem - Metodologia, chancelado pela internacional Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

DIAS, C. M. C. - 2025

Na Especialização em referência desenvolvi o trabalho intitulado “Modelagem Matemática como Modelo Lógico” o qual objetivou estabelecer uma “ponte” entre a Lógica Formal e a Educação Matemática cuja construção esteve centrada em: (a) previsibilidade (para a simulação de cenários possíveis); (b) rigor (para a eliminação de ambiguidades); e, (c) otimização (para permite encontrar o melhor caminho lógico para se atingir objetivos).

Sempre deve-se ter em mente que “a Modelagem Matemática é a tradução da intuição em algoritmo”.

A Modelagem Matemática é entendida como o processo de “transformar uma situação ou problema do mundo real em uma estrutura matemática fundamentada em equações, funções, gráficos ou algoritmos. De forma assaz simplificada pode-se afirmar que a “Modelagem Matemática é a arte de traduzir a realidade para a linguagem formal da Matemática para que seja possível entendê-la, simular cenários e prever o que pode acontecer no futuro”.

A Modelagem Matemática segue as seguintes etapas: (a) interação e escolha do tema: identificação do problema real; (b) matematização: "tradução" do problema ao se definir quais são as variáveis e quais são as fórmulas ou regras de conexão; (c) resolução: utilização das ferramentas matemáticas para se determinar as possíveis soluções dentro do modelo criado; e, (d) interpretação e validação: avaliação se no mundo real os resultados determinados têm sentido.

A Modelagem Matemática quando tomada como um “Modelo Lógico” é o processo de traduzir a complexidade da realidade para uma estrutura formal, abstrata e rigorosa tomando-se por base os pressupostos da Lógica Matemática de Primeira Ordem (Álgebra dos Cálculos Lógicos Sentencial e Predicativo). Assim sendo, se construiu um “Sistema de Regras e Relações” que internamente teve como base a Consistência e Corretude Lógica.

O trabalho que desenvolvi na Especialização em tela foi construído tomando-se por base: (a) axiomatização: definição das premissas válidas; (b) variáveis e operadores: estabelecimento entre as variáveis que representam os objetos do mundo real e operadores lógicos que definem as leis de interação entre eles (causa e efeito); e, (c) dedução lógica: centrada na Teoria da Argumentação e na Teoria da Demonstração Lógica (Álgebra dos Cálculos Lógicos - Sentencial e das Funções Enunciativas).

Saliente-se que o trabalho “Modelagem Matemática como Modelo Lógico” foi a base para os meus estudos sequenciais em Lógica Matemática de Primeira Ordem.

Carlos Magno Corrêa Dias
25/12/2025