Em 2005, há duas décadas passadas, lançava o livro “Alegorias do pensar” (ISBN: 85-88925-11-7), cujo prefácio, foi, também, de minha responsabilidade.
O livro fez parte do meu “Projeto de Pesquisa/Estudos” com o mesmo nome (“Alegorias do pensar”) e cujo período de elaboração/desenvolvimento foi o biênio 2004-2005, quando se objetivou a compilação e apresentação dos conteúdos da obras “Alçando vôo em rimas” (ISBN: 85-88925-07-9), “Fantasias em palavras” (ISBN: 85-88925-02-8), “Primeiros poemas: brincando com as palavras” (ISBN: 88925-01-X) e “Primeiros poemas” (ISBN: 85-900661-8-5); as quais objetivaram, categoricamente, “alimentar a imaginação e desenvolver a reflexão sobre fatos e entidades existentes na realidade” por intermédio das palavras agrupadas em estrofes.
“Alegorias do Pensar” é uma “convergência que leva à imaginação e reflexão conjunta cuja trajetória que levou à criação de obra que reúne o conteúdo das obras precedentemente consideradas que se esgotaram rapidamente. Em vez de simplesmente reeditar aquelas obras separadamente, se optou pelo caminho de síntese, consolidando o conteúdo em um único título para potencializar seus objetivos originais.
Assim, em "Alegorias do Pensar", foi objetivado instigar a imaginação e propiciar a reflexão para aqueles que se divertem e se permitem aprender no mundo das letras, estimular o alcance de voos mais longos na imaginação e se fazer ouvir por meio das palavras, bem como favorecer o entendimento da realidade por meio dos pensamentos intrinsecamente solicitados pela combinação estética e estrutural entre as palavras.
"Alegorias do Pensar" não é apenas uma coletânea, mas a materialização do entendimento de que as palavras são uma ferramenta poderosa. Ao unir o conteúdo dos três livros considerados, a obra reafirma seu propósito de divertir, estimular a imaginação e, de forma tácita, favorecer a reflexão contínua sobre a complexidade da existência e dos fatos do mundo real.
Que "Alegorias do Pensar" possam, intensamente, por tempo ilimitado, vencer expectativas e conduzir os leitores a voos cada mais altos no campo da imaginação, da reflexão e do saber.
Os autores Carlos Magno, Juliana Cecília e Mariana Carolina, com júbilo, convidam para a experiência única que é ler a obra “Alegorias do pensar”.
Carlos Magno Corrêa Dias
13/12/2025

