Em 15 de novembro de 1889 o Brasil deixou de ser uma Monarquia quando o Marechal Deodoro da Fonseca (1827-1892) proclamou a República do Brasil, a República Federativa do Brasil.
“O AMOR por princípio, a ORDEM por base e o PROGRESSO por fim”, a divisa positivista, sintetizada no Lema Nacional “ORDEM E PROGRESSO”, distingue o Brasil dentre as demais Nações Soberanas.
"Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre nós!". “À existência humana valores completamente humanos”.
Um POVO LIVRE respira em uma Nação SOBERANA, CIDADÃ e SUSTENTÁVEL e canta seu Hino à Proclamação da República.
O Hino à Proclamação da República tem letra de José Joaquim de Campos da Costa de Medeiros e Albuquerque (1867-1934) e música de Leopoldo Américo Miguez (1850-1902).
DIAS, C. M. C. - 2024
A Proclamação da República Brasileira instaurou a forma Republicana Presidencialista de Governo no Brasil. No Campo de Santana, na então Capital do Império do Brasil, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), ocorreu a Proclamação da República do Brasil “quando um grupo de militares do Exército Brasileiro destituiu o imperador e assumiu o poder no país, instituindo aquele que ficou conhecido como um Governo Provisório Republicano que se tornaria a Primeira República do Brasil”.
Hurra! Hurra! Hurra! Salve, salve, salve a SOBERANA, INDEPENDENTE e LIVRE República Federativa do Brasil.
Carlos Magno Corrêa Dias
15/11/2025
