23 de nov. de 2025

Leitura e Escrita na Era Digital.


Com realização da Abrelivros, Two Sides Brasil e Revista Educação aconteceu o Webinar “Leitura, escrita e a construção do conhecimento: Desafios e Oportunidades na Era Digital”, no dia 13 de novembro de 2025.

Abrelivros / Two Sides Brasil / Revista Educação - 2025

O evento objetivou uma reflexão sobre o papel da leitura e da escrita na formação do pensamento crítico e na construção do conhecimento em um contexto de transformação digital e de declínio nos índices de leitura.

A convite da Two Sides Brasil tive a oportunidade de participar do webinário em referência.

A Two Sides Brasil é uma iniciativa global, sem fins lucrativos, formada pela colaboração de empresas de celulose, papel, embalagens, gráficas, editoras, jornais e revistas e opera na Europa, América do Norte e do Sul, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia. Fundada em 2008, visa “dissipar equívocos ambientais comuns, inspirar e informar empresas e consumidores ao redor do mundo com informações envolventes e baseadas em fatos sobre a sustentabilidade e atratividade de materiais impressos, papel e embalagens de papel, cartão e papelão”.

A Abrelivros (Associação Brasileira de Editores e Produtores de Conteúdo e Tecnologia Educacional) é uma entidade civil sem fins lucrativos, fundada no ano de 1991, que tem por objetivo congregar editoras de livros escolares e produtores de conteúdo e tecnologia educacional de diversas partes do país.

A Revista Educação é uma publicação da RFM Editores dirigida a profissionais da área educacional de Ensino Básico, tanto da Rede Pública quanto da Rede Privada a qual “se consagrou por abordar temas polêmicos e profundos” em Educação.

O evento mostrou ser fundamental que Professores adquiram a capacidade para apresentar a leitura como uma experiência transformadora. “A inclusão da diversidade textual e a promoção de debates coletivos são essenciais para o desenvolvimento de competências leitoras, tolerância e escuta ativa”.

Estudos de Neurociência e em Lógica demonstram que o ato de escrever à mão ativa áreas cerebrais ligadas à memória e ao aprendizado. A escrita manual é vista como uma ferramenta pedagógica complementar às tecnologias digitais, estimulando a reflexão profunda e a organização do raciocínio.

“A crítica sempre foi vital para a cidadania plena e por intermédio do ler (que constitui ato ativo de diálogo com o texto) se é permitido ao leitor questionar, interpretar e confrontar informações”.

O webinar enfatizou que o foco da discussão não é a escolha entre o meio físico ou digital, mas sim os fins da Educação: formar cidadãos autônomos, críticos e conscientes. “O caminho é uma aliança entre o incentivo cultural e o rigor pedagógico, valorizando a diversidade textual e práticas cognitivas como a escrita manual”. Recolocar a leitura e a escrita no centro da agenda nacional é um passo decisivo para o desenvolvimento humano e a construção de uma sociedade mais justa e esclarecida, foi consensado durante o evento.

Carlos Magno Corrêa Dias
23/11/2025