Em primeiro de outubro de 1995, com o título “Impregnações entre lógica e informática”, na página 24, do Jornal Gazeta do Povo, era divulgado o “II Ciclo de Palestras sobre Lógica do Conhecimento: Impregnações entre Lógica e Informática”, sob minha proposição e coordenação (Impregnações entre lógica e informática. Jornal Gazeta do Povo, Curitiba, p. 24, 1 out. 1995.).
DIAS, C. M. C. - 2025
Conforme o texto da matéria publicada “No campo da análise de inferências e argumentos, verifica-se acentuada relação entre lógica e informática. “Este paradigma precisa ser considerado quando se pretende a otimização lógica do raciocínio por meio de estruturas computacionais”, destacou, ontem, o professor Carlos Magno Corrêa Dias”.
E assim sendo, a reportagem tornava público o correspondente evento com suas características determinantes o qual foi, a propósito, um sucesso iniciando caminho gerador de Cursos de Graduação e de Pós-Graduação em diferentes Instituições de Ensino Superior, de várias pesquisas e estudos, bem como de muitas outras Atividades de Extensão.
No texto foi realizado um convite para assistir as conferências que formaram o evento; quais sejam: Álgebra Booleana Aplicada à Lógica Digital (apresentada em 02/10/1995); Lógica e Inteligência Artificial (apresentada em 03/10/1995); Lógica Fuzzy e suas aplicações (apresentada em 04/10/1995); Lógica Paraconsistente e o PROLOG (apresentada em 05/10/1995); bem como Lógica de Programação e suas implicações (apresentada em 06/10/1995).
Depois de realizar a abertura do evento proferi a primeira das conferências na qual apresentei os conceitos de Matemática de Chaveamento ("Switching Algebra"), ou Matemática de Comutação; evidenciando que a denominada Álgebra Booleana, base da Lógica Digital, era fundamentalmente empregada tanto para analisar quanto projetar Circuitos de Chaveamento (ou Circuitos de Comutação).
O artigo da Gazeta do Povo evidenciou a necessidade se tratar os temas do evento apondo-se que “... os resultados fundamentais alcançados neste campo do conhecimento provêm de diferentes origens e as dificuldades para resolver os correspondentes problemas levam os pesquisadores a se associar em equipes multidisciplinares”.
A sugestão de associação em “equipes multidisciplinares” agregada à inovação é que fez com que até hoje, mais de trinta anos depois, o “II Ciclo de Palestras sobre Lógica do Conhecimento”, desenvolvido com o tema “Impregnações entre Lógica e Informática”, seja referenciado como um marco, um vetor, de diversas consequências científicas e tecnológicas.
O “II Ciclo de Palestras sobre Lógica do Conhecimento: impregnações entre Lógica e Informática” teve promoção, conforme evidenciado no artigo em referência, do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), sendo desenvolvido no período de 2 a 6 de outubro de 1995, a partir das 19 horas.
Carlos Magno Corrêa Dias
17/10/2025
