16 de set. de 2025

Celebrando em Recife a Ciência do Brasil.


No dia 10 de setembro de 2025, a cidade de Recife (PE) foi o palco de celebração do conhecimento gerado no Brasil ao sediar o Simpósio e a Diplomação dos Membros Afiliados da Regional Nordeste e Espírito Santos da Academia Brasileira de Ciências (ABC) para o período 2025–2029. O evento, realizado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária, destacou o papel fundamental da nova geração de pesquisadores no cenário científico do Brasil.

Academia Brasileira de Ciências (ABC) - 2025

A cerimônia diplomou cinco jovens cientistas reconhecidos por suas contribuições em diversas áreas, como Ciências Biomédicas, Químicas, da Saúde e da Engenharia. Durante o simpósio, eles apresentaram suas pesquisas inovadoras, abordando temas de grande relevância, desde o desenvolvimento de antivirais até a análise de dados urbanos e a luta contra a desinformação.

“Não apenas se reconheceu a excelência individual de cada um dos jovens pesquisadores, mas, celebrou, também, a vitalidade das pesquisas que estão sendo realizadas”.

Além das apresentações, o evento contou com conferências magnas proferidas por conhecidos acadêmicos, enriquecendo o debate e aprofundando as discussões sobre o futuro da Ciência do Brasil. O simpósio e a diplomação, transmitidos ao vivo pelo YouTube, permitiram que um público mais amplo testemunhasse a importância de se investir em Ciência e em seus profissionais.

A convite da ABC tive a oportunidade especial de assistir as conferências magnas “Inteligência Artificial: Benefícios, Riscos e como está o Brasil” e “Desafios e estratégias na luta contra a desinformação científica” ministradas por membros titulares da ABC, bem como as palestras “Desenvolvimento de antivirais contra Arboviroses”, “Fármacos de Ação Imunomoduladora e Antiparasitária: Uma Nova Fronteira na Doença de Chagas”, “Obesidade e Câncer de mama: Conexões Inflamatórias e desafios terapêuticos”, “Ciência & Equidade”, e, “Aplicações de Visualização Interativa para Análise de Dados Urbanos”

“Eventos como a diplomação da ABC em Recife consolidam que a Ciência do Brasil é robusta e promissora. Ao honrar e dar voz a esses jovens talentos, o evento segue inspirando as próximas gerações de pesquisadores e reafirma o compromisso da ABC com o avanço do conhecimento e com o desenvolvimento social, científico e tecnológico do Brasil”.

A ABC é uma das instituições mais antigas e prestigiadas do Brasil, fundada em 1916. Trata-se de uma entidade autônoma, não governamental e sem fins lucrativos, cujo principal objetivo é promover o desenvolvimento da Ciência no Brasil.

Atuando como um importante e independente agente na sociedade, congregando cientistas renomados do Brasil e do exterior “a ABC realiza debates, emite pareceres e propõe soluções para os desafios nacionais, utilizando o conhecimento científico como base para a formulação de políticas públicas nas áreas de educação, saúde, meio ambiente e inovação”.

Carlos Magno Corrêa Dias
17/09/2025