Com o título “PUC discute fundamentos da matemática” foi publicado no Jornal Correio Paranaense, na página 2, circulado fisicamente em papel no período de 23 a 30 de abril de 1995, artigo que apresenta algumas de minhas posições sobre o Ensino-Aprendizagem da Matemática as quais se mostram, notavelmente atuais, mesmo mais de três décadas após sua veiculação.
DIAS, C. M. C. - 2025
Tomando-se por base minhas aulas de Lógica Matemática ministradas no Curso de Licenciatura em Matemática, do Departamento de Matemática e Física, do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), o texto em questão procurou captar minhas perspectivas, abordando os pressupostos filosóficos e lógicos que defendo e que influenciam sobremaneira o desenvolvimento das Ciências Matemáticas.
O artigo leva em conta minha postura de evidenciar a compreensão de que “a responsabilidade pelo aprendizado deve ser compartilhada” e que deficiências no sistema ou nas metodologias de Ensino-Aprendizagem podem ser tão determinantes quanto a dedicação individual do Estudante.
O texto destaca minha posição categórica sobre considerar que falhas no processo de Ensino-Aprendizagem da Matemática existem em decorrência da conjunção entre a carência de incentivos e a falta de condições para o desenvolvimento de métodos e técnicas pedagógicas eficazes; ressaltando que os sistemas de disseminação dos conteúdos “transforma como a Matemática é apresentada e a ausência de contextualização ou aplicação prática podem desestimular o interesse dos Estudantes”.
É afirmado, também, segundo meu parecer, que “o labor matemático e a investigação dos fundamentos lógicos exigem um caminho árduo e complexo"; ressaltando que “perseverança, empenho e dedicação” são qualidades indispensáveis para quem busca compreender a essência das Ciências Matemáticas.
De forma geral, o artigo traz minha perspectiva de se reconhecer que tanto a necessidade de um Sistema de Ensino-Aprendizagem da Matemática mais eficaz quanto a intrínseca dificuldade da disciplina demanda, inevitavelmente, esforço do Estudante e bom entendimento sobre as causas históricas e conjunturais das falhas na difusão da Matemática por parte dos Professores.
É apresentada, ainda, minha defesa que as deficiências verificadas não se devem apenas à competência dos profissionais, mas têm suas origens na "conjuntura científica do país" dado que, historicamente, ao se lidar com a Matemática se relega a um segundo plano, ou mesmo se abandona completamente, os estudos sobre os fundamentos e as questões norteadoras da Matemática. Uma abordagem mais holística que considere tanto os aspectos pedagógicos quanto os sistêmicos e históricos sempre será fundamental.
Carlos Magno Corrêa Dias
23/07/2025