24 de jul. de 2025

Lógica Matemática no Cefet-PR.


Outros trinta anos são transcorridos a partir de divulgação de trabalhos meus realizados em favor da ampliação do saber e/ou do conhecimento.

Há mais de três décadas passados, na edição de janeiro de 1995 do Jornal NOSSO JORNAL do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR), na página 5, do número 35, era apresentado, com o título “Lógica Matemática é tema de palestra”, artigo no qual se divulgava a palestra “Lógica Matemática: Considerações sobre a Teoria da Argumentação” que proferi durante o "Ciclo de Palestras do Departamento de Ensino Superior do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná" (realizado em 10 de novembro de 1994).

DIAS, C. M. C. - 2025 

Durante aquela palestra apresentei “Sistematização da Semântica e a Sintaxe da Linguagem Simbólica do Cálculo Sentencial”, bem como “Estruturação da Álgebra Proposicional para o estabelecimento de Métodos e Técnicas necessários para a avaliação de raciocínios analíticos a partir da Análise Inferencial e da Teoria da Argumentação”.

Conforme evidenciou o NOSSO JORNAL minha palestra, qualificada com grau aprofundado e de rigor técnico, objetivando o “estabelecimento de métodos e técnicas necessários para a avaliação de raciocínios analíticos, fundamenta na Análise Inferencial e na Teoria da Argumentação”; mostrou a preocupação da Instituição (a sempre TECNOLÓGICA) em buscar proficiência na área da Lógica Matemática.

Conforme informado naquela edição do NOSSO JORNAL, minha palestra “Lógica Matemática: considerações sobre a Teoria da Argumentação” foi dirigida aos Estudantes dos Cursos de Ensino Superior e de Pós-Graduação do Cefet-PR para tanto evidenciar a ligação entre a Matemática e a Lógica quanto para evidenciar que a Lógica Matemática é imprescindível para o “bem pensar” na área das Extas e das Tecnologias também.

Como deixado evidente ao longo do texto apresentado naquela edição do NOSSO JORNAL, o Cálculo Proposicional, da Lógica Matemática de Primeira Ordem, muito pode auxiliar na geração de resultados consistentes na tomada de decisão que envolve raciocínios dedutivos.

Conforme a notícia em referência, minha apresentação levou em conta, também, como, efetivamente, corrigir, por meio de técnicas e métodos da Lógica Matemática, os argumentos mal formulados ou falaciosos que são, em várias das vezes, pressupostos para a geração de falhas na área das Ciências Exatas.

O texto do artigo de divulgação “Lógica Matemática é tema de palestra” (LÓGICA MATEMÁTICA É TEMA DE PALESTRA. Nosso Jornal do Cefet-PR, Curitiba, n. 35, p. 5, jan. 1995), insistindo na importância das “ferramentas” que apresentei e tratei formalmente na exposição, é encerrado chamando a atenção para minha posição: “Se as disciplinas ligadas à Matemática fossem ensinadas com o uso da Lógica, a aprendizagem seria muito mais eficiente”.

Carlos Magno Corrêa Dias
24/07/2025