17 de jul. de 2025

O “Guri” segue galopando na Galeria dos Imortais.


No início deste ano de 2025, em 07/02/2025, tive o privilégio de apresentar cumprimentos ao Herói Elmo Diniz um dos excelentes ex-Combatentes Cobra Fumante da FEB (Força Expedicionária Brasileira) que atuou bravamente durante a Segunda Guerra Mundial e que em 04/02/2025 completava seus 103 anos de vida.

Hoje, com tristeza, recebo a notícia sobre o falecimento, em Porto Alegre (RS), do Veterano Capitão Elmo Diniz, ocorrida no último dia 14/07/2025, o qual a partir de então passa a iluminar a Galeria dos Heróis Imortais da Pátria.

DIAS, C. M. C. - 2025

Todos aqueles que tiveram a honra de conhecer o formidável Pracinha Elmo Diniz bem o sabem o quanto lúcido e bondoso foi o homem Elmo Diniz natural de Cruz Alta (RS). O “Guri” da Estação Lagoão contagiava a todos com a sua vitalidade, alegria e senso de dever cumprido, sempre rememorando, com respeito, os feitos heroicos dos colegas de farda combatentes nas batalhas vividas nos campos gelados da Itália na Segunda Guerra Mundial. Seu exemplo de coragem, determinação e amor à Pátria seguirá inspirando gerações futuras.

O gaúcho Elmo Diniz iniciou sua carreira militar em 02/05/1939 alistando-se no então 6º Regimento de Artilharia Montada (6º RAM), o atual 29º GAC AP (Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado) conhecido como “Grupo Humaitá”. Elmo Diniz, como 2º Sargento, incorporou o 4º Escalão da FEB que foi para a guerra na Itália. 

De volta ao Brasil Elmo Diniz seguiu carreira no então Quartel-General da Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Infantaria, atual Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército (AD/3). Em 1948, de volta ao 6º RAM, foi promovido à 1º Sargento e Subtenente. Em 06/01/1954, torna-se 2º Tenente. Em 28/12/1962, reconhecido pelos serviços prestados ao Exército do Brasil e como exemplo a ser seguido, o FEBiano Elmo Diniz foi promovido a Capitão. Também atuou junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), contribuindo no mapeamento fotográfico do Brasil.

Em 01/08/2024, em Cruz Alta, o 29º GAC AP inaugurou a “Biblioteca Capitão FEB Elmo Diniz” na qual é possível conhecer tanto a história do Forte Humaitá quanto a história do Capitão Elmo Diniz o qual dentre as honrarias recebeu, em 19/04/1954, a Medalha do Pacificador devido à qualidade de seu trabalho em favor do serviço militar.

Em março de 2025, o Pracinha Elmo Diniz foi homenageado na ponte móvel instalada entre os municípios de Lajeado (RS) e Arroio do Meio (RS), durante a Operação Taquari 2 devido a sua forte ligação com a Engenharia do Exército do Brasil.

Merecedor de todas as honrarias, ícone do Grupo Humaitá, o imortal Capitão Elmo Diniz segue agora “galopando” (como o fazia pelos campos do Lagoão) pela Galeria dos Imortais da Pátria.

Hurra! Hurra! Hurra! Salve, Salve! Salve! Salve Cobra Fumante Pracinha FEBiano Herói Imortal Capitão Elmo Diniz.

Carlos Magno Corrêa Dias
17/07/2025