8 de mar. de 2025

Mais reflexões e avanços para a equidade de gêneros.


No dia 8 de março, como todo ano desde 1975 (ano aquele definido como o Ano Internacional da Mulher), é celebrado o DIA INTERNACIONAL DA MULHER; o qual foi oficialmente reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Na verdade, em 8 de março inicia-se o MÊS DA MULHER; MARÇO é o MÊS DA MULHER.

DIAS, C. M. C. - 2025

Neste 2025, contados já 50 anos (meio século) da criação do DIA INTERNACIONAL DA MULHER, minha homenagem especial vai para a fantástica médica brasileira Nise Magalhães da Silveira (1905-1999), que não apenas é reconhecida mundialmente por sua contribuição à psiquiatria, mas que, efetivamente, revolucionou o tratamento das doenças mentais no mundo.

As excelentes contribuições da psiquiatra de Maceió (AL) Nise da Silveira revolucionaram todo o sistema de tratamento das pessoas com distúrbios mentais utilizando seu método baseado na ARTE no qual centra-se em ateliês (estúdios) de pintura e de modelagem. Nise da Silveira além de inovadora criou uma ruptura com procedimentos até então utilizados.

Tamanha é a importância de Nise Magalhães da Silveira que seu nome figura no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria do Brasil que se encontra depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília. Extraordinária psiquiatra Nise da Silveira é uma divisora de águas chegando-se a considerar que existe uma história em tratamento de distúrbios mentais antes e depois de suas contribuições.

DIAS, C. M. C. - 2025

Quanto ao DIA INTERNACIONAL DA MULHER cabe ressaltar que não apenas o dia 8 de março é reservado para celebrações, mas todo mês de março é utilizado como um período para refletir sobre as conquistas das mulheres ao longo da história, bem como para destacar os desafios que as mulheres ainda enfrentam em relação à igualdade de gênero.

O MÊS DA MULHER é período para promover a conscientização sobre questões como violência de gênero, desigualdade salarial e discriminação dado que, a despeito da defesa de direitos, é fundamental reconhecer e valorizar as contribuições das mulheres em todas as áreas da sociedade, bem como combater o sexismo e a discriminação em todas as suas formas.

É urgente o fim à opressão pela desvalorização. As mulheres devem ser tratadas com DIGNIDADE, IGUALDADE e RESPEITO. Não se permita que os crimes contra as mulheres continuem a se repetir em intensidades diferenciadas e distintas, nas mais diferentes situações e, em geral, de forma dissimulada ou velada. Que seja pensado sempre o EMPODERAR TODAS AS MULHERES E MENINAS.

O DIA INTERNACIONAL DA MULHER não é apenas uma data comemorativa, mas um símbolo da luta histórica das mulheres por direitos, equidade e respeito. Que o MÊS DA MULHER chame a cada ano mais e mais reflexões e avanços, impulsionando ações concretas para garantir que todas as mulheres tenham voz, respeito e igualdade de oportunidades.

Carlos Magno Corrêa Dias
08/03/2025