6 de mar. de 2025

Legado sempre relembrado.


A partir de 1985 o lema “Scientia, vita et fides” ("Ciência, vida e fé") orienta os caminhos da Puc-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná). Naquele mesmo ano a “Sacra Congregatio Pro Institutione Catholica” de Roma concede à então UCPR (Universidade Católica do Paraná) o título de Pontifícia.

Mas, desde a fundação como UCPR, em 1959, a Puc-PR sempre promoveu o diálogo entre fé e razão integrando os valores espirituais e religiosos com o conhecimento científico e a vida cotidiana. No seu lema há convite para se seguir buscando o conhecimento com rigor e responsabilidade, cultivando os valores humanos e éticos e vivendo a fé de forma coerente. Quem viveu lá, como Acadêmico e/ou Professor, bem o sabe que no lema da Puc-PR temos importante mensagem que impõe compromisso de vida.

DIAS, C. M. C. - 2025

A Puc-PR foi minha ALMA MATER. Lá realizei minhas Graduações e Especializações. Conclui o Curso de Bacharelado em Matemática (1986), o Curso de Licenciatura em Ciências (1986) e os Cursos de Especialização (Pós-Graduação) em Sistemas de Computação na Administração de Empresas / Métodos Computacionais (1987) e em Didática do Ensino Superior (1989); recebendo, também, o Prêmio Marcelino Champagnat (do Mérito Acadêmico) por ter se destacado como o melhor aluno nas Graduações concluídas.

A partir do mesmo ano de 1989 passei a integrar o Quadro de Matemáticos da Puc-PR como Professor e tive o privilégio ímpar de seguir contribuindo diretamente na formação de Jovens Profissionais naquela mesma Instituição onde me formei.

Ao longo da Docência na Puc-PR fui por diversas vezes homenageado tendo a honra de ser Paraninfo, Patrono, Nome de Turma e Professor Homenageado de diversas Turmas de Formandos nas quais ministrei as (sempre nos primeiros semestres) as temidas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral e Lógica Matemática, bem como as fantásticas (e, também, nada simples) disciplinas de Física Teórica e Física Experimental.

Ser Acadêmico e Professor na mesma Instituição é dos privilégios somente superados por ser Professor Homenageado nas mesmas Turmas da Graduação nas quais se lecionou. E este presente recebi por várias vezes tal como no caso da Turma BQI-1992/Puc-PR (Turma de Formandos do Curso de Química Industrial de 1992 da Puc-PR), minha primeira turma na Puc-PR, quando em 21/01/1993, fui reconhecido como o Patrono da Turma.

Trabalhar como Professor e ser Professor Homenageado por diversas vezes na mesma Instituição em que se formou é uma experiência única, gratificante e repleta de significados marcantes.

Ocupar a posição de Acadêmico, Professor e Homenageado na sua ALMA MATER é dos presentes um dos mais expressivos. Poucos têm o privilégio de retribuir, inspirar e contribuir para a comunidade na qual se está inserido desta forma especial. Quando nossas histórias são mescladas com as histórias das Instituições às quais pertencemos, constrói-se um legado a ser (sempre) celebrado.

Carlos Magno Corrêa Dias
07/03/2025