3 de mar. de 2025

Ex-Combatente cearense centenário é festejado.


Em 22 de fevereiro de 1922 nasceu, em Assaré (CE), o Veterano da Segunda Guerra Mundial, já Herói Imortal, o Pracinha Cobra Fumante Tenente Geraldo Rodrigues de Oliveira.

Então, neste 2025, o FEBiano da FEB (Força Expedicionária Brasileira) Geraldo Rodrigues de Oliveira completou seus 103 anos de vida sendo, com toda pompa e grande respeito, celebrado com honras militares.

DIAS, C. M. C. - 2025

Alistado no Exército do Brasil, O ex-Combatente lutou bravamente nos mortais campos de batalha da Itália integrando o tanto o 23º quanto o 29º Batalhão de Caçadores e se tornou “um verdadeiro ícone da coragem cearense”.

No dia 22 de fevereiro de 2025, em Fortaleza, no Ceará, após as comemorações dos 80 anos da Batalha de Monte Castelo o Pracinha, Geraldo Rodrigues de Oliveira foi homenageado pelo Exército Verde Oliva do Brasil em cerimônia marcante na presença do Comandante da 10ª Região Militar o qual destacou a importância do legado deixado pelos Combatentes do Brasil na Segunda Guerra Mundial e fez acentuados elogios ao centenário cearense pela bravura com a qual participou das batalhas decisivas e sangrentas naquela monstruosa e miserável guerra insana.

Por sua vez o celebrado ex-Combatente Tenente Geraldo Rodrigues de Oliveira, durante os festejos de seus 103 anos de nascimento, compartilhou com os presentes sua gratidão pelo momento especial vivido dizendo: “Eu me sinto muito bem, graças a Deus, de comemorar meu aniversário. Coragem e satisfação”.

O Exército Brasileiro reconhece no Pracinha Geraldo Rodrigues de Oliveira “um símbolo vivo da coragem cearense e da participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial” sendo seu “compromisso com a pátria e sua resiliência” sempre enaltecidos fortemente.

Para as Armas do Exército do Brasil “homenagear figuras como o Tenente Geraldo é uma forma de manter viva a história dos Pracinhas, reconhecendo sua bravura e ensinando às novas gerações o valor da dedicação à pátria. O Exército Brasileiro tem promovido eventos e registros históricos para garantir que o sacrifício desses combatentes jamais seja esquecido”.

O FEBiano centenário Geraldo Rodrigues de Oliveira, detentor de memória privilegiada, frequentemente, brinda (e ensina) os ouvintes com suas memórias marcantes tais como seus relatos sobre quando viu o corpo do ditador Benito Mussolini (1883-1945) exposto em praça pública. “Estava lá pendurado feito um boi. Eu cheguei a pegar nos cabelos dele”.

“A comemoração dos 103 anos de Geraldo Rodrigues de Oliveira não foi apenas uma festa de aniversário, mas um lembrete do dever de preservar e valorizar os feitos dos heróis nacionais. A história da FEB segue viva por meio de Pracinhas como ele, que, mesmo mais de oito décadas depois da guerra, continuam inspirando gerações com sua coragem e determinação”.

Hurra! Hurra! Hurra! Salve, Salve! Salve! Salve Cobra Fumante Pracinha FEBiano Herói Imortal Geraldo Rodrigues de Oliveira!

Carlos Magno Corrêa Dias
03/03/2025