Hoje a Engenharia Lógica permeia diversas áreas do saber determinando a resolução de problemas na criação de algoritmos para computadores, na análise de estruturas, no desenvolvimento de sistemas autômatos, na estruturação de linguagens de programação, na elaboração de projetos de sistemas que vão desde circuitos eletrônicos até grandes sistemas de controle industrial, na tomada de decisões em sistemas inteligentes como robôs e sistemas autônomos; dentre muitas outras possibilidades tecnológicas.
Para uma visão geral da Engenharia Lógica (ou Engenharia Inferencial, como em determinados contextos se apresenta) elaborei o artigo intitulado “Engenharia Lógica induzindo disrupção (mudança)”, publicado em 14/01/2025, na página oficial do Seesp (Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo), o qual está disponível no endereço https://www.seesp.org.br/site/comunicacao/noticias/item/23084-engenharia-logica-induzindo-disrupcao-mudanca.
Mais recentemente, em 27/01/2025, o artigo em referência foi publicado na página oficial da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), estando disponível no endereço https://www.fne.org.br/index.php/artigos/7279-artigo-engenharia-logica-induzindo-disrupcao.
DIAS, C. M. C. - 2025
No artigo “Engenharia Lógica induzindo disrupção (mudança)” apresento considerações gerias sobre a essência da Engenharia Lógica que criei informado, também, livros de minha autoria nos quais são tratados os pressupostos desta inovadora forma de conduzir os trabalhos nos campos da Engenharia para se atingir a esperada solução de problemas.
A Engenharia Lógica que proponho representa uma abordagem inovadora que busca integrar a Lógica Matemática com diversas áreas da Engenharia e das Tecnologias (em particular) bem como com as Ciências (em geral). Ao invés de ser apenas uma ferramenta teórica, a Engenharia Lógica passou a ser o alicerce para o desenvolvimento de soluções tecnológicas mais eficientes, robustas e capazes de induzir novas abordagens tecnológicas positivas na sociedade.
A Engenharia Lógica é fundada na premissa que a Lógica Matemática, com suas estruturas rígidas e métodos precisos, pode ser utilizada como um “framework” para o desenvolvimento de sistemas cada vez mais complexos. Ao aplicar os princípios da Lógica Matemática a problemas de Engenharia, é possível modelar sistemas complexos; validar soluções; otimizar processos; desenvolver sistemas inteligentes; ampliar e melhorar as relações homem-máquina expandindo sobremaneira a Transformação Digital, a Computação Quântica e as Redes Neurais Artificiais.
Carlos Magno Corrêa Dias
29/01/2025