O DIA NACIONAL DA CULTURA E DA CIÊNCIA e o DIA NACIONAL DA LÍNGUA PORTUESA são comemorados juntos no mesmo dia 5 de novembro.
DIAS, C. M. C. - 2024
Pela Lei número 5.579, de 15 de maio de 1970, ficou instituído o dia 5 de novembro como o DIA NACIONAL DA CULTURA E DA CIÊNCIA.
A Lei número 11.310, de 12 de junho de 2006, definiu o dia 5 de novembro como o DIA NACIONAL DA LÍNGUA PORTUGUESA.
Tanto o DIA NACIONAL DA CULTURA E DA CIÊNCIA quanto DIA NACIONAL DA LÍNGUA PORTUESA são homenagens ao grande estadista, jurista, político, escritor, professor, diplomata, jornalista, ensaísta, orador baiano de Salvador (BA) Ruy Barbosa de Oliveira (1849-1923), um dos intelectuais estudiosos mais notáveis de seu tempo, aquele que não apenas foi um dos principais organizadores da República do Brasil e coautor da Constituição da Primeira República de 1891 como, também, foi um dos defensores incondicionais da Cultura e Ciência da Nação Brasil.
Ruy Barbosa de Oliveira, nascido em 5 de novembro de 1849, há mais de 175 anos, foi, também, membro fundador da Academia Brasileira de Letras (ABL), defendeu o Ensino das Ciências nas Escolas e foi um dos primeiros no país a escrever sobre o Desenho Industrial, sendo um defensor ferrenho do abolicionismo e dos direitos individuais.
É sempre oportuno salientar quando se festeja a Língua Nacional do Brasil que a Língua Portuguesa (ou o “PORTUGUÊS”) figura como o quinto idioma mais falado no planeta e é a língua oficial nos 9 (nove) países que constituem a chamada Comunidade dos Países de Língua Portuguesa a qual é composta por: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.