10 de fev. de 2024

Lógica Categórica e Silogística sempre disruptivas.


Meu artigo científico/tecnológico intitulado “LÓGICA CATEGÓRICA: UMA ABORDAGEM ANALÍTICA SOBRE A SILOGÍSTICA” era publicado lá em 1999, há mais de um quarto de século, há mais de 25 (vinte e cinco) anos, na Revista de Filosofia da Puc-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) e segue promovendo transformações por meio de seguidos e importantes estudos e pesquisas centrados naqueles particulares conteúdos, os quais fundamentais em LÓGICA CATEGÓRICA e SILOGÍSTICA, sempre promovem inovação e disrupção independentemente do espaço e do tempo haja vista serem apenas atemporais a priori.

DIAS, C. M. C. - 2024

Conforme afirmo na introdução do artigo em referência “Ao se investigar as enredadas relações entre o pensamento e a linguagem simbólica encontram-se acentuadas evidências de como a existência de argumentos (inferências formalizadas) conferem à linguagem formal a força e a intensidade necessárias para se atingir as potencialidades do raciocínio consistente e logicamente estruturado. O compêndio em questão, em essência, pautando-se na influência que a linguagem assume sobre o raciocínio, objetiva apresentar uma introdução sobre as técnicas formais de estruturação e avaliação de raciocínios analíticos em nível quantificacional a partir da denominada Silogística de Aristóteles. Assim, na sequência deste trabalho, serão apresentadas considerações estruturais sobre a Lógica das Proposições Categóricas; as quais emprestam ao homem um procedimento analítico eficiente e eficaz para o desenvolvimento do raciocínio na instância de universos relacionais formais tais como a Matemática”.

O texto se mantém essencial até hoje na “Teoria Categórica” no núcleo da própria Matemática e, em particular, permanece em forte conexão com a Teoria da Computação sendo adjacente à Lógica Matemática, à Teoria da Prova, à Teoria da Argumentação Lógica, à Engenharia Lógica e à Análise Inferencial promovendo, por meio da sintaxe e da semântica, constante e continuamente, avanços dos mais intensos e significativos nas construções lógicas e matemáticas como um todo.

Rumo ao “infinito e além”, muito além; celebro, com júbilo, mais este sucesso de produção de conhecimento. “Alfa” premissas seguem, em ciclo contínuo e constante, gerando “beta” conclusões (recursivamente).

Carlos Magno Corrêa Dias
10/02/2024