10 de jul. de 2022

Projeto da Licenciatura em Física da UTFPR completando dez anos.


Como membro do Colegiado de Curso e do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Licenciatura em Física da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) tive a grata satisfação de, no ano de 2012, integrar a “Equipe Técnica” que elaborou o primeiro Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do Curso de Licenciatura em Física da UTFPR.

DIAS, C. M. C. - 2022

Aquele PPC integrou o processo apresentado à Comissão do MEC (Ministério da Educação) que fez o Reconhecimento do Curso de Licenciatura em Física do Câmpus Curitiba da UTFPR o qual foi avaliado com o Conceito de Curso (CC) 4 (quatro). Os Cursos de Graduação avaliados pelo MEC com CC entre 4 e 5 são considerados de excelência; sendo 5 o CC máximo possível obter.

Completam-se, então, neste 2022, dez anos daquele importante e fundamental trabalho realizado. As atividades do Curso de Licenciatura em Física do Câmpus Curtiba da UTFPR foram iniciadas no primeiro semestre de 2009 tendo sua aprovação de funcionamento dada pela Resolução número 77/2008-COEEP (Conselho de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação), de 15 de agosto de 2008.

No Curso de Licenciatura em Física da UTFPR além de ser nomeado por várias vezes Membro Titular do NDE e do Colegiado de Curso ministrei, também, a Disciplina Obrigatória de Cálculo Diferencial e Integral 3. Fui o primeiro Professor a ministrar o Cálculo Diferencial e Integral 3 no Curso de Licenciatura em Física do Câmpus Curitiba da UTFPR lá no segundo semestre de 2010.

Julgando necessário para a formação do Professor de Física e futuro Pesquisador a aquisição de conhecimentos sobre Lógica Matemática para auxiliar na tomada de decisão e para fortalecer o raciocínio analítico, fui proponente das Disciplinas Optativas de Lógica Formal Proposicional e Lógica Formal Predicativa cujos Projetos de Criação elaborei e que foram aprovados Resolução número 50/2011-COGEP (Conselho de Graduação e Educação Profissional).

Quando da elaboração do PPC do Curso de Licenciatura em Física da UTFPR de 2012 fui o responsável por propor a total reformulação e adequação das Disciplinas da área de Matemática em relação ao Projeto de Abertura do Curso. As correspondentes alterações, que deixaram mais fortificada a formação matemática dos Acadêmicos do Curso, aprovadas pela Resolução 14/2011-COGEP, foram as seguintes:
(01) transferência da Disciplina de Geometria Analítica e Álgebra Linear (Matemática 1) do segundo para o primeiro período;
(02) transferência da Disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 2 do terceiro para o segundo período;
(03) substituição da Disciplina de Equações Diferenciais (Matemática 2) pela nova Disciplina de Equações Diferenciais Ordinárias, bem como a transferência do quarto para o segundo período;
(04) transferência da Disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 3 do quarto para o terceiro período;
(05) substituição da Disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 4 por uma nova disciplina denominada de Cálculo 4A e a sua transferência do quinto para o quarto período; e,
(06) inclusão da nova Disciplina de Equações Diferenciais Ordinárias como pré-requisito para a Disciplina de Mecânica 2.

No período de 02/02/2012 a 28/02/2012, integrei Equipe/Comissão de Trabalho que elaborou o Regulamento de Estágio Obrigatório e o Manual de Estágio Obrigatório do Curso de Licenciatura em Física do Câmpus Curitiba da UTFPR.

No mesmo período de 02/02/2012 a 28/02/2012 integrei Comissão de Trabalho que elaborou o Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e o Manual de Trabalho de Conclusão de Cursos (TCC) do Curso de Licenciatura em Física do Câmpus Curitiba da UTFPR.

Desde os primeiros períodos do Curso de Licenciatura em Física do Câmpus Curitiba da UTFPR os Acadêmicos se mostram muito interessados em participar de Cursos de Extensão Universitária e Tecnológica, principalmente naqueles ofertados pelos Professores que lecionavam no Curso haja vista estarem aquelas atividades extensionistas muito alinhadas com os objetivos do PCC do Curso.

Em diversos dos Cursos de Extensão Universitária e Tecnológica que propus e desenvolvi no Câmpus Curitiba da UTFPR havia número significativo de Acadêmicos da Licenciatura em Física participando. Em particular, no período de 09/09/2010 a 24/11/2010, ministrei exclusivamente para os matriculados na Licenciatura em Física da TECNOLÓGICA o Curso de Extensão Universitária denominado “Lógica Sentencial e Predicativa Aplicada ao Cálculo Diferencial e Integral”, em um total de vinte horas-aula.

O Curso de Licenciatura em Física da UTFPR, do Câmpus Curitiba, objetiva formar Professores de Física para planejar e desenvolver experiências didáticas em Física seguindo as normativas profissionais em vigência.

Inovador e considerado um marco no Sistema UTFPR o Curso de Licenciatura em Física do Câmpus Curitiba da TECNOLÓGICA (UTFPR), já consolidado, se destaca no cenário nacional como uma das importantes referências no campo do Ensino de Física.

Carlos Magno Corrêa Dias
05/07/2022