5 de nov. de 2021

Engenharia infinita é avaliada no Selocog 2019.


Com o tema “ENGENHARIA INFINITA EM UM MUNDO SEM LIXO” ministrava, em 2019, o Seminário de Engenharia Lógica e Cognição (Selocog).

DIAS, C. M. C. - 2019

No Selocog 2019 apresentei considerações diversas sobre as relações simbióticas entre Logística Reversa, PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) e Economia Circular ou Indústria C2C (“Cradle to Cradle”, em português “do berço ao berço”) tanto para chamar reflexões sobre os enormes e complexos desafios envolvidos quanto para alertar sobre as sérias complicações que se desenvolverão na Quarta Revolução Industrial (na Indústria 4.0) caso a humanidade não consiga virar a chave (rapidamente) e todo o Setor de Produção Mundial adote o novo modelo mental que se desenvolve na Indústria C2C.

Aquele modelo linear de produção “do berço ao túmulo” já há muito deveria ter virado história para aqueles que objetivam inovação, resiliência, sustentabilidade e inovação.

Todavia, a despeito da urgência envolvida, o mundo passou a enfrentar a pandemia de Covid-19 que desestruturou quase todos os projetos e planos em desenvolvimento até então.

Entretanto, será com base na Economia Circular que, muito possivelmente, a humanidade conseguirá mais facilmente (e rapidamente) mitigar as crises que se sucederão.

Naquele ano de 2019 publicava, também, artigo com mesmo título “ENGENHARIA INFINITA EM UM MUNDO SEM LIXO”.

Carlos Magno Corrêa Dias
05/11/2021