5 de nov. de 2021

Argumentos dedutivos sempre desafiando raciocínios lógicos.


Na segunda edição de meu livro PROBLEMAS E EXERCÍCIOS DE LÓGICA MATEMÁTICA (ISBN 978-85-88925-17-5), obra com Depósito no acervo da BIBLIOTECA NACIONAL e3 integrando a Coleção Memória Nacional, apresento, com alguma frequência, exemplos de Argumentos Dedutivos simples (elementares) tal qual o a seguir considerado.

DIAS, C. M. C. - 2021

“Não é verdade que se pintar bolinhas é um ato de consciência estética, então pular pontos modais não é um condicionamento surreal de alegria primária. Se sonhos contingenciais são pregos inteligentes voláteis, então assaltar batatas pensantes é evoluir para retóricas causais. Nestas condições, é óbvio concluir, necessariamente, que se pular pontos modais não é um condicionamento surreal de alegria primária, então não é verdade que a consciência colorida sólida não é uma forma transcendente de desígnio atemporal”.

Claro que qualquer pessoa saberia afirmar (imediatamente) se o argumento em referência é legítimo ou não; isto é, todos, prontamente, saberiam se a conclusão sugerida foi ou não inferida das dadas premissas.

Se, entretanto, não for tão óbvio o julgamento em questão, em PROBLEMAS E EXERCÍCIOS DE LÓGICA MATEMÁTICA encontrar-se-ão algumas formas de se realizar a verificação em referência.

Mas, seja como for, hoje é dia de celebrar o aniversário de publicação daquela minha obra.

Carlos Magno Corrêa Dias
05/11/2021