5 de set. de 2021

Brasil conclui participação com a melhor performance da história.


E a última medalha do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 veio na Maratona. Alex Douglas Pires da Silva conquistou a medalha de Prata na Maratona na classe T46 (deficiência nos membros superiores) e quebrou o recorde das Américas na prova.

A medalha de Alex Pires contribuiu para igualar o recorde do Brasil em número de medalhas obtido nas Paralimpíadas do Rio 2016. Brasil conquista em Tóquio, também, 72 medalhas no total.

Fechando a participação nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 o Brasil conquistou 22 medalhas de Ouro, 20 de Prata e 30 de Bronze; sendo que com as 22 medalhas de Ouro de Tóquio 2020 o Brasil bate o recorde de Londres 2012 que era de 21 medalhas de Ouro. Brasil igualou, também, sua melhor posição nos Jogos ao se classificar em sétimo lugar como foi em Londres 2012.

Mas, os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 foram mais especiais para o Brasil, pois além do recorde de medalhas de Ouro, de igualar a melhor classificação na história de sua participação, o Brasil cumpriu a meta de se manter no Top Dez dos melhores do mundo e entrou para o seleto grupo dos países com cem ou mais medalhas de Ouro. Com Yeltsin Jacques nos 1500 metros na classe T11 para cegos o Brasil conquistou a centésima medalha de Ouro em Paralimpíadas. Assim, o Brasil realizou sua melhor atuação na história dos Jogos Paralímpicos. Fantástico.

Parabéns a todos os Atletas Brasileiro tenham ou não conquistado medalhas. Todos são vencedores e merecem todos os elogios. Estão entre os melhores do planeta mostrando ao mundo nossa força e elevada performance.

Carlos Magno Corrêa Dias
05/09/2021