6 de jul. de 2018

Bélgica e Paraná avaliam negócios e investimentos em Smart Cities.

       
Em 4 de julho de 2018, no Câmpus da Indústria do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), tive a oportunidade de participar da Missão Bélgica-Paraná Smart Cities.

O correspondente evento, destinado a tratar questões de negócios e investimentos entre o Paraná e Bruxelas envolvendo o tema Smart Cities, foi organizado pelo Centro Internacional de Negócios do Paraná (CIN-PR) do Sistema Fiep em parceria com a Embaixada Geral da Bélgica no Brasil e constituiu importante networking para a realização de outras reuniões de negócios e de investimentos entre empresas belgas e brasileiras que ocorreram na sequência.

Na Missão da Bélgica-Paraná Smart Cities objetivamos identificar as várias oportunidades de negócios e investimentos com foco no setor das Cidades Inteligentes (Smart Cities), principalmente, nas áreas como TIC, iluminação pública, soluções inteligentes para eventos e transporte público, bem como para engenharia e energia.

Bruxelas é constituída por 19 comunas (subdivisões políticas) incluindo a Cidade de Bruxelas que é a capital da Bélgica, Flandres e da Comunidade Francesa da Bélgica.

Bruxelas é a maior cidade da Bélgica com mais de um milhão de habitantes e sua área metropolitana tem uma população de cerca de 1,8 milhões de habitantes. A partir do fim da Segunda Guerra Mundial Bruxelas se tornou um importante centro de política internacional abrigando as principais instituições da União Europeia, bem como a sede da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

Cidade poliglota, Bruxelas se caracteriza pela diversidade socioeconômica que se distingue pela Inovação, Sustentabilidade e Criatividade promovendo o desenvolvimento de tecnologias em consonância com a Quarta Revolução Industrial o que possibilitar forte internacionalização de suas empresas.

Durante a reunião foram tratadas, também, questões relacionadas com o Ecossistema de Inovação Curitiba, sendo realizada a apresentação do PTI (Parque Tecnológico Itaipu) e os objetivos das Empresas Belgas Schréder, Calypso e Cabinet Innocenzo Genna.

Ao final do evento foi oferecida degustação de cervejas belgas pela Brussels Invest & Export.

Carlos Magno Corrêa Dias
06/07/2018