12 de abr. de 2018

Programa Cidades do Pacto Global é abordado na Rede do Terceiro Setor.

           
Em 05 de abril de 2018 participei da Reunião da Rede do Terceiro Setor de Curitiba e Região Metropolitana realizada na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), na Escola de Educação e Humanidades, quando tratamos de estratégias para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e para o cumprimento da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidades (ONU).

Na oportunidade consideramos, também, o Programa Cidades do Pacto Global da ONU para o Brasil e América Latina. A base do Programa Cidades do Pacto Global da ONU está na colaboração mútua entre o Setor Privado, a Sociedade Civil, o Setor Público e o Setor Acadêmico (Público e Privado) por meio de Soluções e Projetos Inovadores que atendam os desafios urbanos e que busquem atingir os ODS.

Em 14 de novembro de 2017 foi inaugurado primeiro escritório do Programa Cidades do Pacto Global para a Região Sul do Brasil em Curitiba na sede da Copel na rua Coronel Dulcídio.

O escritório é coordenado pela Copel em parceria com o Paranacidade e com o Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social (Cedes), ligado à Casa Civil do Governo do Estado.

O Escritório de Curitiba soma-se aos de Melbourne, na Austrália, Nova York e São Paulo; sendo o escritório do Paraná o primeiro com a tarefa de coordenação regional.

O Programa Cidades do Pacto Global toma por base os 10 Princípios do Pacto Global e desde 2016 passou a cumprir a Agenda ONU 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Particularmente, o Programa tem por missão o alcance dos ODS 11 (Cidades sustentáveis e resilientes) e 17 (Parcerias e meios de implementação).

Carlos Magno Corrêa Dias
12/04/2018