20 de jun. de 2016

Nível de Saúde do Mundo Solicita Sustentabilidade.

         
Para balizar indicadores de sustentabilidade pode-se recorrer a taxas de mortalidade específica por causa como é o caso da Taxa de Mortalidade Materna (TMM), a qual sinaliza o risco de morte de mulheres por causas maternas tais como: causas relacionadas à gravidez, ao parto e ao puerpério.

A TMM é medida tomando-se o número anual de mortes por 100.000 nascidos vivos por qualquer causa relacionada ou agravada pela gravidez ou por problemas decorrentes da gestação (excluindo, entretanto, causas acidentais ou incidentais).

É estimado que cerca de 300 mil mulheres morrem de causas maternas por ano em todo o mundo. 99% destas mortes, porém, ocorreram em países em desenvolvimento; o que, na atualidade, quando se pretende um mundo sustentável, não é aceitável.

Outro balizador importante é a Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) mundial, a qual é determinada pelo número de mortes de crianças menores de um ano de idade por 1.000 nascidos vivos no mesmo ano.

A pobreza e os baixos níveis de educação contribuem fortemente para a mortalidade infantil e mais de um terço das mortes de crianças com menos de 5 anos está relacionada à desnutrição. Segundo últimos levantamentos a TMI mundial está computada como da ordem de 49,4 (segundo as Nações Unidas) ou de 42,09 (de acordo com o CIA World Factbook).

Semelhantes indicadores (TMM e TMI) sinalizam que o nível de saúde do mundo não é sustentável.

Na busca por um mundo sustentável é objetivado o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 o qual estabelece “Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”.




CMCD - 2016

Procurando reunir subsídios para a promoção de ações relacionadas com o correspondente objetivo temos no endereço Vídeos-ODS3-ONU-Brasil a disponibilização pela ONU Brasil de vídeos legendados em português os quais nos chamam responsabilidades.

Contribuamos com nossa parte. Vamos alcançar o ODS 3.

Carlos Magno Corrêa Dias
20/06/2016