26 de set. de 2014

Conquanto inadmissível existem países lutando para se manterem subdesenvolvidos.

  
No último PISA (Edição 2012) o Brasil obteve em Matemática 391 pontos (enquanto a média da OCDE é de 494 pontos), em Leitura atingiu 410 pontos (enquanto a média da OCDE foi de 496 pontos) e em Ciências somou 405 pontos (enquanto que a média da OCDE foi de 501 pontos). Semelhantes resultados colocaram o Brasil na quinquagésima oitava posição em Matemática, na quinquagésima quinta posição em Leitura e na quinquagésima nona posição em Ciências (dentre os sessenta e cinco países classificados).

Conclusão do PISA: em Leitura os Alunos Brasileiros não são capazes de deduzir informações do texto, não conseguem estabelecer relações entre as partes do texto e não conseguem compreender nuances da linguagem; em Ciências os Alunos Brasileiros são capazes de aplicar o pouco que sabem apenas a limitadas situações de seu dia a dia e não conseguem apresentar explicações científicas mesmo que as mesmas estejam explícitas nas evidências; e, em Matemática os Alunos Brasileiros não conseguem interpretar situações que exigem apenas deduções diretas da informação dada, não são capazes de entender percentuais, frações ou gráficos.

O PISA (Programa de Avaliação Internacional de Estudantes), em inglês Programme for International Student Assessment, constitui uma iniciativa internacional de Avaliação Comparada a qual é aplicada a Estudantes na faixa dos 15 anos (idade de Alunos que tenham concluído a Escolaridade Básica Obrigatória na maioria dos países).

O PISA, administrado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), em francês Organisation de Coopération et de Développement Économiques, ou ODCE (em inglês, Organisation for Economic Co-operation and Development) objetiva medir o conhecimento e a habilidade dos Alunos segundo três eixos (Leitura, Matemática e Ciências) para produzir indicadores que permitam a séria discussão sobre a qualidade da Educação de forma a possibilitar (e obrigar) a instauração de políticas públicas de melhoria constante do Ensino Básico necessário para a formação adequada dos JOVENS Cidadãos do Mundo Contemporâneo.

O PISA é aplicado a cada três anos e já foi editado nos anos de 2000, 2003, 2006, 2009 e 2012. A cada edição o PISA prioriza, entretanto, uma das três dimensões: Leitura, Matemática, Ciências. Em 2000, o foco foi em Leitura; em 2003, Matemática; e em 2006, Ciências. Já em 2009, o PISA 2009 dá início a um novo ciclo do programa e, novamente, passa a focar o domínio de Leitura. Na última edição, em 2012, Matemática passou a ser o foco. O PISA 2015 focalizará a dimensão das Ciências.

Em todas as edições do PISA passamos vergonha. Além da vergonha poder-se-ia aventar que um crime contra a Sociedade é cometido ou que os resultados do Brasil no PISA demonstram apenas, invariavelmente, a insistência do Brasil em se manter subdesenvolvido.

Carlos Magno Corrêa Dias
26/09/2014