11 de set. de 2014

Congresso Moveleiro da FIEP amplia possibilidades da Indústria Moveleira do Brasil.

   
Com o tema “O Futuro dos Negócios da Indústria Moveleira” foi realizado, nos dias 11 e 12 de setembro de 2014, pela Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), no Campus da Indústria da FIEP, o 5º Congresso Moveleiro.

O evento objetivou discutir o futuro da INDÚSTRIA MOVELEIRA no Estado do Paraná e no Brasil evidenciando, também, os novos mercados e estratégias, bem como, o atual cenário do setor moveleiro.

O Congresso Moveleiro da FIEP, já evento consagrado no Estado do Paraná, passará de Regional para Nacional haja vista ter demonstrado nas quatro edições regionais anteriores acentuada preocupação em atender diferentes demandas de desenvolvimento e de competitividade do Setor Moveleiro de diferentes regiões do país.

Atualmente a Indústria Moveleira do Paraná tem se destacado no mercado nacional e é classificada como a quarta em número de empresas na fabricação de móveis. Ocupando a segunda posição na geração de postos de trabalho no Setor Moveleiro o Paraná possui cerca de 2,7 mil empresas no setor, correspondendo a 13,5% do total do país.

Dadas as perspectivas futuras e os correspondentes investimentos que o Paraná tem ultimamente realizado no Setor Moveleiro, há a intenção declarada de transformar o Paraná em um Centro de Estudos e de Trabalho no Setor de Móveis, conforme pude constatar ao participar uma vez mais do evento em referência. Já havia participado das duas edições anteriores (2012 e 2013) e nesta edição de 2014 vejo, com satisfação, confirmadas as intenções do Setor Moveleiro do Paraná em se transformar em um importante pólo nacional do setor.

O Conselho Setorial da Indústria Moveleira da FIEP nos fez observar que a transformação do Congresso Moveleiro em evento nacional objetiva trazer para Curitiba representantes de todos os principais polos moveleiros do país para fazer negócios, discutir políticas e vislumbrar estratégias para o Setor Moveleiro Nacional proporcionando, em âmbito nacional, também, o aumento da competitividade, a disseminação de conhecimento, a interação da cadeia produtiva e o fortalecimento da Indústria Moveleira, objetivos estes que sempre nortearam as edições anteriores do evento..

Nesta edição do Congresso Moveleiro foram realizados seminários, workshop, encontros de negócios nacionais e internacionais, network e exposições, bem como, visitas técnicas a empresas do Setor Moveleiro; sendo estas visitas uma das novidades do evento. Também, foram distribuídos prêmios a alunos dos Colégios SESI-PR que desenvolveram os melhores protótipos de móveis segundo correspondente concurso instituído.

Durante o evento, tivemos, também, a oportunidade de trocar ideias no sentido de viabilizarmos aproximações (efetivas e necessárias) entre o Setor Moveleiro e a Academia (a Universidade) de forma que as demandas do Setor Moveleiro possam ser conhecidas pela Universidade e a Universidade seja motivada a empreender novos desafios de pesquisa, desenvolvimento e inovação no Setor de Móveis.

Carlos Magno Corrêa Dias
11/09/2014