15 de ago. de 2014

Das primeiras programadoras (computadoras) à informática atual.

   
Na Alemanha foi chamada de “Informatik” (1956), na então União Soviética ficou conhecida como “Informatika” (1966), na França se fazia referência à palavra “Informatique” (1962), no Brasil atualmente chamamos de “Informática” (vocábulo que inicialmente fazia referência à junção das palavras “Informação” e “Automática”).

Pode ser tomada como o conjunto das ciências relacionadas ao armazenamento, transmissão e processamento de informações em meios digitais, ou como o processo de tratamento da informação por meio de máquinas eletrônicas, ou como a ciência que estuda o conjunto de informações e conhecimentos por meios digitais, ou a ciência que funde os conceitos de Matemática e Informação, ou ainda como a ciência que estuda o processamento automático de informações por meio do computador, a INFORMÁTICA é comemorada no dia 15 de agosto.

15 de agosto foi escolhido como o DIA DA INFORMÁTICA dado que neste dia, em 1946, entrava em operação o ENIAC (Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer), em português: computador integrador numérico eletrônico; o qual é considerado o primeiro computador digital eletrônico de grande escala (não o primeiro computador, pois existiram antes computadores eletromecânicos como o MARK I). O ENIAC, entretanto, abre as fronteiras para a criação dos computadores digitais (programáveis).

O ENIAC foi construído entre os anos de 1943 e 1945, durante a Segunda Guerra Mundial. Foi concebido com o objetivo principal de realizar cálculos balísticos. Composto por 17.468 (dezessete mil, quatrocentas e sessenta e oito) válvulas termiônicas, de 160 kW de potência, de 1.500 (mil e quinhentos) relés e uma quantidade enorme de capacitores, resistores, dentre outros componentes, sua capacidade de processamento era de 5.000 (cinco) operações por segundo (capacidade impensável antes de sua geração, mas que já na década de 70 foi facilmente superada pela calculadoras científicas).

Há de se salientar, também, que O ENIAC (para calcular, para computar) era programado por uma equipe de 80 (oitenta) mulheres cuja função constituía em resolver “manualmente” as equações necessárias para os cálculos de balística (o que era conseguido mediante a manipulação de milhares de interruptores que assumiam o valor 0 ou 1 conforme estivessem desligados ou ligados). Estas mulheres ficaram conhecidas como “computadoras”.

Depois que o ENIAC ficou pronto foram escolhidas (dentre quase duzentas candidatas) seis mulheres (cinco delas matemáticas de formação) para não apenas criar um algoritmo como, também, para implementá-lo no ENIAC, testando o equipamento. Estas mulheres são hoje reconhecidas como as primeiras PROGRAMDORAS da história.

Saudemos o dia da INFORMÁTICA reconhecendo a importância e a primazia das PROGRAMADORAS:
* Kathleen "Kay" McNulty Mauchly Antonelli (1921 - 2006),
* Betty Jean Jennings (nascida Jean Bartik, 1924 - 2011),
* Frances Elizabeth "Betty" Holberton (nascida Frances Elizabeth Snyder, 1917 - 2001),
* Marlyn Meltzer (nascida Marlyn Wescoff, 1922 - 2008),
* Frances Spence (nascida Frances Bilas, 1922 - 2012) e
* Ruth Lichterman Teitelbaum ( 1924 - 1986).

Carlos Magno Corrêa Dias
15/08/2014